Blog do Dina - Chuvas do final de semana superam a média esperada para o mês inteiro no Leste Potiguar


Chuvas do final de semana superam a média esperada para o mês inteiro no Leste Potiguar

4 de julho de 2022 às 12:47

O Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou acumulado de chuvas acima de 200 milímetros (mm) na região Leste do Rio Grande do Norte nesses primeiros quatro dias do mês de julho. Esses valores superam a média esperada para o mês inteiro nesta região, que era de 176,8mm. Só na capital potiguar, choveu 235mm, enquanto a média do mês neste município é de 245mm.

“Outra chuva como essa em Natal, ocorreu 30 de julho de 1998 quando em um só dia choveu 253,2mm", comentou Gilmar Bristot, chefe da unidade Instrumental de Meteorologia da Emparn.

Além de Natal, Riacho da Cruz (Oeste), Macau (Central), Cerro Corá, Ielmo Marinho (Agreste), são alguns dos 65, dos 167 municípios do RN que já atingiram os volumes de chuva esperado para o mês de julho.

As causas, segundo Bristot, decorrem do aquecimento do oceano Atlântico, com temperaturas acima 1,5ºC, registrando em torno de 28.4°C, que traz umidade para atmosfera do continente associada aos ventos de Leste que atuam na costa do Nordeste. "Climatologicamente, estamos no período chuvoso na Costa do Nordeste com bons volumes de chuvas esperados até setembro de 2022”, disse.

A chuva deve aliviar até a quarta-feira (6). A previsão para os próximos dias, de acordo com os modelos metereológicos da Emparn analisados por Bristot, é que “na noite da quarta-feira e madrugada da quinta-feira, há possibilidade de índices pluviométricos acumulados superiores a 50mm na faixa Leste do estado. O sábado tem condição de tempo favorável para chuvas, mas em menor intensidade."

O sistema pode ser acessado por meio do endereço eletrônico meteorologia.emparn.rn.gov.br/inicio.

Previsão dia a dia

04/07/22 - segunda-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
05/07/22 - terça-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
06/07/22 - quarta-feira - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões.
07/07/22 - quinta-feira - Céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões.
08/07/22 - sexta-feira - Céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões.
09/07/22 - sábado - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral.
10/07/22 - domingo - Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Litoral.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.