Blog do Dina - Dina Verifica: Alexandre de Moraes chora ao ser preso após ordem de delegado da PF?


Dina Verifica: Alexandre de Moraes chora ao ser preso após ordem de delegado da PF?

6 de julho de 2022 às 9:36

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu uma importante missão para o ano de 2022: assumir a Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em pleno ano eleitoral.

E como já era esperado, os ataques a Alexandre de Moraes não demoraram a começar. Nos últimos dias, inclusive, uma história que apontava que o ministro e presidente do TSE teria tido a prisão decretada pela Polícia Federal começou a circular na internet.

Não satisfeitos, os disseminadores de informações falsas voltaram a atacar, dando continuidade à história anterior. Dessa vez, uma publicação compartilhada nas redes sociais afirma que Alexandre de Moraes teria chorado ao ser preso.

Versão 1: “Na tarde de ontem, o ministro do STF, preso preventivamente pela Polícia Federal de Brasília, prestou depoimentos para o superintendente, o delegado Victor César Carvalho dos Santos. A informação é do site Metrópoles que noticiou, às 15h, desta tarde de sábado, após o ministro ser levado para uma cela da Polícia Federal, até aguardar para prestar depoimento e passar pela audiência de custódia, visto que o ministro, além dos crimes de formação de quadrilha, também consta o pagamento de suborno de agentes da Polícia Federal. De acordo com o delegado, esses agentes atuavam no gabinete do ministro, servindo como seus seguranças particulares e cumpriam ordens ilegais, como as prisões recentes dos deputados Sanderson e Paula Belmonte, que investigaram o ministro, do qual deu origem à prisão de Alexandre de Moraes. Em conversa com o ministro da Justiça, a deputada Paula Belmonte disse que a investigação contra o ministro ainda não terminou e que ele ainda pode ser indiciado por outros crimes, pois a PF solicitou a quebra do sigilo telefônico do ex-advogado para perícia dos técnicos da Polícia Federal coletar provas do envolvimento com empresários acusados pela PF de lavar dinheiro para o tráfico. Paula disse o seguinte: ‘Estive agora há pouco com o ministro da justiça, Delegado Anderson Torres, para pedir a autorização da quebra do sigilo telefônico do min.Alexandre de Moraes. A investigação ainda não acabou, Moraes responderá na justiça por ter envolvimento com empresários apontados pela PF por lavar dinheiro para traficantes. 5 Habeas Corpus foram concendidos a empresários que foram indiciados peça PF, resta saber quanto de dinheiro Alexandre de Moraes recebeu para liberar os acusados, é isso que queremos saber”’.

Versão 2: “Distrito Federal. Delegado que prendeu Alexandre de Moraes diz que ‘provas são robustas’. O delegado superintendente da Polícia Federal, Victor Cesar Carvalho dos santos mandou a PF prender o ministro do STF nesta sexta-feira”.

Alexandre de Moraes chora ao preso após ordem de delegado da PF?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no YouTube. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação.

2- Para começo de história, a suposta informação seria bombástica. Com isso, seria manchete em qualquer veículo de comunicação confiável. Entretanto, não existe nada sobre o assunto na mídia.

3- Nas últimas semanas, muitas fake news desmentidas por aqui têm citado fontes confiáveis para tentar dar credibilidade à informação. O mesmo aconteceu na história de hoje. Porém, ao procurar pela reportagem no site Metrópoles, nada encontramos. Muito provavelmente, pessoas mal intencionadas acessaram o código-fonte da página e editaram os dados para criar a notícia falsa. Ao fazerem isso, a matéria não muda no site, apenas no computador da pessoa.

4- Com isso, após a edição, alguém tirou print da página modificada e começou a espalhar a imagem falsa por aí.

5- Se isso não bastasse, o print da suposta reportagem apresenta dois erros ortográficos: a falta de uma vírgula e um dos sobrenomes do delegado da PF em minúsculo. Também é possível perceber que não se pode ler o nome do jornalista responsável pelo texto e nem a data e horário em que a matéria foi publicada.

6- Por fim, não existe nada sobre o assunto nos perfis das pessoas citadas na história. E, na realidade, nem se fala nada sobre Alexandre de Moraes ter chorado chorado na suposta prisão. É mais um click bait para manter a história viva.

7- Além disso, a página responsável por espalhar a fake news já é uma velha conhecida por divulgar informações falsas na internet, especialmente no YouTube.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.