Blog do Dina - Entenda o que o que muda com o 5G, que estreou em Brasília nesta quarta-feira


Entenda o que o que muda com o 5G, que estreou em Brasília nesta quarta-feira

6 de julho de 2022 às 9:49

Nesta quarta-feira (6), a tecnologia 5G chega à Brasília, a primeira cidade do país a receber a tecnologia “full 5G”, que é a experiência completa desse sinal.

De acordo com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Moreira, as próximas serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. A expectativa é que todas as capitais estejam com a tecnologia liberada até 29 de setembro.

Hoje, em algumas cidades do Brasil, utiliza-se o padrão Compartilhamento Dinâmico de Espectro (DSS, da sigla em inglês), que apesar de oferecer uma melhor qualidade, usa a frequência já existente do 4G, que é o que acontece na maioria dos países, de acordo com a Ookla, empresa responsável por analisar as métricas de desempenho de acesso à internet no mundo.

Os países que contam com a tecnologia mais avançada, chamada de 5G “standalone” (SA), “autosuficiente” ou 5G “puro”, são poucos. Esta é a tecnologia que estará disponível em Brasília a partir desta quarta-feira.

Atualmente, o país líder de velocidade 5G é a Coreia do Sul, que tem média de download de 406 megabits por segundo. A média do 4G é de 17,1 megabits por segundo.

Agora, com a nova tecnologia estreando no Brasil, entenda o que muda e quais os benefícios para os usuários.

O que é a tecnologia 5G?

O 5G, ou a quinta geração da telefonia móvel, é a nova tecnologia de transporte de dados em rede envolvendo dispositivos móveis. Ela é a sucessora das gerações anteriores, o 4G, 3G, 2G e 1G.

Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2 kbits e o 4G garantia tráfego de 1 Gbits, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbits. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo.

A capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.

Dentre as características da nova tecnologia está a capacidade de permitir mais dispositivos conectados. Algo cada vez mais necessário diante do avanço da chamada “internet das coisas” e uma comunicação cada vez mais integrada entre os dispositivos tecnológicos,

Para isso, a velocidade também aumentará com o 5G. Dessa maneira, será facilitado o consumo de serviços mais complexos, como a transferência de arquivos, comunicações em tempo real, o consumo de streaming ou dos jogos eletrônicos.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.