Blog do Dina - Dina Verifica: Boneca trans com pênis mostrada em vídeo está sendo distribuída para crianças?


Dina Verifica: Boneca trans com pênis mostrada em vídeo está sendo distribuída para crianças?

12 de julho de 2022 às 11:26

Um vídeo de uma pessoa apresentando uma boneca com seios e pênis está circulando junto com um “vídeo-denúncia” que indaga se é normal uma criança “brincar com uma boneca trans com pênis”.

Não vamos colocar o vídeo aqui, mas você pode ver a transcrição de alguns trechos dele:

Deixa eu eu te fazer uma pergunta: você acha isso normal? Imagina uma criança tem que brincar com uma boneca trans, com pênis? Gente o IBGE diz que apenas 1,8% da população brasileira se declararam homossexuais. Poxa pera aí? A gente vai ter que conviver com essa imposição de uma minoria, de uma ditadura de uma minoria, que quer obrigar as nossas crianças a conviver com esse tipo de coisa. Nós não podemos aceitar. Agora sabe o que me deixa mais indignado? É a nossa negligência. Nós precisamos compartilhar. A gente vai colocar a boca no Trombone, a gente vai falar o que tá acontecendo e não aceitar esse tipo de situação.

Boneca trans com pênis mostrada em vídeo está sendo distribuída para crianças?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- O que não faltaram no caso foram indignação e comentários. Só tem um detalhe: ao contrário do que dão a entender o vídeo e comentários, a tal “boneca trans com pênis” não está sendo distribuída para crianças Brasil afora.

2- O histórico deste tipo de história já nos deixa muito desconfiados. Basicamente, tratam-se de mensagens que pegam uma situação muito particular e denunciam que ela seria de “algo massificado” para crianças. Hoje mesmo desmentimos uma fake news sobre “apresentação cultural” em escola. Há mais tempo, desmentimos balelas sobre “kit gay” e sobre mamadeiras “distribuídas” para crianças.

3- Bastou fazer uma busca para descobrirmos que a tal boneca não será distribuída para “criancinhas Brasil agora”. Trata-se de um exemplar personalizado feito por uma artesã e dado de presente para a digital influencer Bárbara Iara. O vídeo da apresentação foi feito no canal do Instagram dela. Você pode ver o vídeo neste link.

4- A história virou notícia em sites como o UOL e o G1. Nos dois conteúdos, foi ressaltado que a criação foi da artesã Mari Kazi, que a boneca levou três meses para ser feita e que é o primeiro exemplar. Não precisa nem dizer que não haverá massificação da tal boneca (muito menos para crianças).

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.