Blog do Dina - Tribunais superiores e entidades reafirmam confiança no processo eleitoral


Tribunais superiores e entidades reafirmam confiança no processo eleitoral

20 de julho de 2022 às 8:29

Os presidentes dos tribunais superiores do país declararam, nesta terça-feira (19), sua confiança no processo eleitoral brasileiro. A ação acontece um dia após Jair Bolsonaro (PL), pré-candidato à reeleição, ter reunido embaixadores no Palácio da Alvorada para repetir seus ataques às urnas eletrônicas e a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os presidentes do Supremo, Luiz Fux, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, se reuniram por videoconferência nesta terça para discutir os mais recentes ataques ao Poder Judiciário e ao processo eleitoral brasileiro, segundo nota divulgada pelo STF.

Fux reiterou a Fachin a confiança total no processo eleitoral e na integridade dos juízes que compõem o TSE, acrescentou o tribunal.

Em nome do STF, Fux repudiou as tentativas de se colocar em xeque o processo eleitoral do país e as urnas eletrônicas diante da comunidade internacional.

Ainda na segunda-feira, Fachin rebateu os ataques afirmando que “há um inaceitável negacionismo eleitoral por parte de uma personalidade pública importante dentro de um país democrático, e é muito grave a acusação de fraude, a acusação de má fé a uma instituição, mais uma vez, sem apresentar prova alguma”.

Juntando-se às reações de Fux e Fachin, o presidente em exercício do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Jorge Mussi, expressou nesta terça plena confiança no processo eleitoral do país e no TSE, segundo a assessoria do STJ.

O STJ lembrou que dois dos sete integrantes do TSE são ministros do STJ, sendo que um deles exerce a função de corregedor-geral eleitoral.

O Tribunal de Contas da União expressou, em nota, que confia nas instituições brasileiras. Segundo a Corte de Contas, “a equipe de auditores do TCU jamais encontrou qualquer obstáculo ao livre exercício de suas funções fiscalizatórias”.

De acordo com a nota do tribunal, não há risco ao bom funcionamento das eleições, ao contrário do que diz Bolsonaro.

Além das manifestações de Cortes superiores, o discurso de Jair Bolsonaro também foi alvo de uma carta enviada pela Transparência Internacional a embaixadores alertando sobre os riscos provocados pelos ataques do presidente.

Bolsonaro também foi alvo de representações da oposição e das procuradorias dos direitos do cidadão, que pediram a instauração de investigações para apurar a conduta do presidente.

A Embaixada dos Estados Unidos divulgou uma nota nesta terça-feira em que reforça sua confiança no TSE e afirma que o sistema eleitoral brasileiro é “um modelo para todas as nações”.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.