Blog do Dina - Rússia e Ucrânia assinam acordo para reabrir portos ucranianos no Mar Negro


Rússia e Ucrânia assinam acordo para reabrir portos ucranianos no Mar Negro

22 de julho de 2022 às 13:04

Rússia e Ucrânia assinaram, nesta sexta-feira (22), um acordo para reabrir os portos ucranianos no Mar Negro para exportação de grãos.

Os ministros do governo da Rússia e da Ucrânia assinaram o acordo separadamente, evitando cuidadosamente sentar à mesma mesa e evitando apertar as mãos no evento em Istambul, na Turquia.

“Hoje, há um farol no Mar Negro. Um farol de esperança, de possibilidade e alívio em um mundo que precisa mais do que nunca”, disse Antonio Guterres, Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, em uma cerimônia de assinatura, pedindo à Rússia e à Ucrânia que implementem o acordo.

Guterres disse que o acordo abre caminho para volumes significativos de exportações comerciais de alimentos de três importantes portos ucranianos – Odessa, Chernomorsk e Yuzhny, e a ONU estabeleceria um centro de coordenação para monitorar a implementação do acordo.

Mas a luta continuou inabalável no leste da Ucrânia e, sublinhando a profunda inimizade e desconfiança que conduzem ao pior conflito na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, representantes russos e ucranianos se recusaram a sentar à mesma mesa na cerimônia, e a exibição dos dois países sinalizadores foram ajustados para que não estivessem mais próximos um do outro.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.