Blog do Dina - Campanha de Bolsonaro tem explicação para números piores entre os mais ricos


Campanha de Bolsonaro tem explicação para números piores entre os mais ricos

29 de julho de 2022 às 12:37

Estrategistas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ouvidos pelo Pulso avaliam que o resultado da pesquisa do Instituto Datafolha desta quinta-feira não altera "em nada" os rumos da campanha, mas têm uma interpretação bem clara sobre os números piores do presidente e candidato à reeleição entre os mais ricos.

A diferença entre Bolsonaro e Lula foi de 15 pontos percentuais para dez no segmento de quem ganha de cinco a dez salários mínimos e de 12 para oito entre os que ganham acima de dez.

Apesar do ceticismo com o Datafolha e a aposta num olhar geral para as pesquisas telefônicas e presenciais, a campanha de Bolsonaro calcula que a queda entre os mais ricos ocorreu em função de ataques ao sistema eleitoral na reunião com embaixadores do último dia 18. Bolsonaro foi criticado por aliados políticos pela convocação dos representantes dos países.

O resultado foi o pior possível, com reações de embaixadas reforçando a confiança no sistema eleitoral brasileiro. Agora, interpreta a campanha, o efeito apareceu na opinião pública, especialmente entre os de maior renda.

Por outro lado, os estrategistas dizem que já havia sido observada uma melhora no desempenho do presidente entre as mulheres e os mais pobres, resultado, na interpretação da campanha, da participação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na em atos políticos e da baixa nos preços dos combustíveis e ampliação do Auxílio Brasil.

Segundo interlocutores do presidente, a campanha leva em consideração a mediana do resultado de todos os demais institutos de pesquisa — que apontaria para uma distância bem menor entre o Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que a divulgada pelo Datafolha, embora o presidente sempre diga que não acredita em nenhum levantamento.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.