Blog do Dina - Ministro da Defesa diz que indicará substituto para militar excluído da fiscalização das eleições


Ministro da Defesa diz que indicará substituto para militar excluído da fiscalização das eleições

8 de agosto de 2022 às 16:01

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, diz ao Painel que indicará um nome para substituir o coronel Ricardo Sant’Anna, que foi excluído do grupo de militares que participa da fiscalização das eleições pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Edson Fachin.

O substituto será escolhido entre membros do Exército, diz Nogueira, já que Sant'Anna faz parte dessa Força.

Sobre a decisão de Fachin, o ministro disse considerar "melhor não comentar".

Em ofício enviado nesta segunda-feira (8) a Nogueira, Fachin afirma que Sant'Anna divulgou nas redes sociais "informações falsas a fim de desacreditar o sistema eleitoral brasileiro".

"Conforme apuração da imprensa, mensagens compartilhadas pelo coronel foram rotuladas como falsas e se prestaram a fazer militância contra as mesmas urnas eletrônicas que, na qualidade de técnico, este solicitou credenciamento junto ao TSE para fiscalizar", escreveu o presidente do tribunal.

O ofício também é assinado pelo ministro Alexandre de Moraes, que assume o comando do TSE no próximo dia 16.

As mensagens de Sant'Anna contra as urnas foram divulgadas pelo portal Metrópoles. Segundo a publicação, um vídeo divulgado pelo militar comparava o voto à compra de bilhete de loteria.

No documento, Fachin comunicou o ministro da Defesa sobre o descredenciamento do militar da equipe de fiscalização das eleições das Forças Armadas.

O presidente do tribunal também afirmou que outro nome "habilitado para as funções" poderia ser indicado para integrar o grupo de fiscalização.

Folha de S. Paulo

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.