Blog do Dina - TSE corta 'fundão' de Roberto Jefferson e sinaliza veto à candidatura a presidente


TSE corta 'fundão' de Roberto Jefferson e sinaliza veto à candidatura a presidente

19 de agosto de 2022 às 13:04

O ministro Carlos Horbach, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), decidiu nesta sexta-feira (19) cortar o acesso de Roberto Jefferson (PTB) aos fundos eleitoral e partidário. Ele ainda sinalizou que será negada a candidatura do petebista a presidente da República.

Horbach atendeu a pedido de decisão liminar (urgente e provisória) do Ministério Público Eleitoral. O órgão também recomenda o indeferimento do registro da candidatura de Jefferson, ponto que ainda será julgado pelo tribunal.

O MP argumenta que mesmo tendo sido liberado da prisão em regime semiaberto por condenação no escândalo do mensalão, Roberto Jefferson segue inelegível até dezembro de 2023.

O ministro do TSE afirmou que a candidatura do petebista "de pronto, revela-se inquinada de uma muito provável inelegibilidade".

Jefferson ainda cumpre prisão domiciliar, mas por decisão de Alexandre de Moraes no inquérito do STF (Supremo Tribunal Federal) das milícias digitais.

Procurada, a assessoria do petebista ainda não se manifestou sobre a decisão liminar.

O PTB formalizou no último dia 1º a candidatura de Jefferson, com a justificativa de ampliar as opções de eleitores de direita e conter parte dos ataques da esquerda ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O agora candidato à Presidência foi pivô do escândalo do mensalão.

Folha de S. Paulo

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.