Blog do Dina - Moraes se reúne com Aras após atrito envolvendo operação contra empresários


Moraes se reúne com Aras após atrito envolvendo operação contra empresários

30 de agosto de 2022 às 15:14

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebe em seu gabinete nesta terça-feira (30) o procurador-geral da República e chefe do Ministério Público Eleitoral, Augusto Aras, para tratar sobre as eleições de outubro. A reunião, marcada a convite de Moraes, acontece uma semana após o mais recente desentendimento entre os dois.

Na última terça-feira, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra empresários que discutiram em um grupo de mensagens no celular a preferência por um golpe de Estado no lugar de uma eventual vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder das pesquisas de intenção de voto.

A operação foi autorizada por Moraes, que atendeu a uma solicitação da própria PF. Aras criticou a decisão do ministro. De acordo com ele, Moraes não ouviu a Procuradoria-Geral da República (PGR) com antecedência sobre o cumprimento dos mandados. Em nota, o Supremo Tribunal Federal (STF) informou que a PGR foi notificada um dia antes da operação.

A relação entre o ministro e a cúpula da PGR vive um desgaste nos últimos meses. A número dois de Aras na PGR, Lindôra Maria Araújo –designada por ele para trabalhar em processos que correm no STF–, com frequência critica a atuação de Moraes na condução de inquéritos que tramitam no tribunal.

Uma dessas críticas foi feita no início do mês, após o ministro não acatar, como é praxe, um pedido feito no início do ano pela PGR de arquivamento de uma investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por divulgação de um inquérito sigiloso da PF. Moraes abriu prazo para que a PF desse prosseguimento às investigações para embasar uma nova decisão da PGR.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.