Blog do Dina - Rússia diz que só retoma fornecimento de gás para Europa se sanções do Ocidente forem suspensas


Rússia diz que só retoma fornecimento de gás para Europa se sanções do Ocidente forem suspensas

5 de setembro de 2022 às 10:51

A Rússia anunciou que só vai retomar o fluxo de fornecimento de gás de forma plena para a Europa quando o “coletivo do Ocidente” suspender as sanções impostas ao país por conta da invasão da Ucrânia.

Dmitry Peskov, porta-voz do presidente Vladimir Putin, culpou as sanções da União Europeia, do Reino Unido e do Canadá pelas dificuldades que o país enfrenta para entregar o gás a países europeus.

A Gazprom anunciou na sexta-feira passada que interromperia o fornecimento de gás através do Nord Stream 1 devido a uma falha técnica. O gasoduto é a principal via de suprimento de gás russo para o continente europeu, ligando São Petesburgo à Alemanha através do Mar Báltico.

A empresa atribuiu o corte do fornecimento a dificuldades no reparo das turbinas fabricadas na Alemanha e no Canadá.

"Os problemas de bombeamento de gás surgiram por causa das sanções que os países ocidentais introduziram contra nosso país e várias empresas", disse Peskov, segundo a agência de notícias Interfax. "Não há outras razões que possam ter causado esse problema de bombeamento".

A União Europeia, especialmente a Alemanha - país que está entre os mais dependentes do gás russo no continente - questionou a justificativa de Moscou para interromper o fornecimento.

"É importante lembrar que não existe apenas um gasoduto que conecta Rússia e Europa. Se houve um problema técnico que está impedindo o fornecimento via Nord Stream 1, haveria possibilidade, se houvesse disposição para isso, de entregar o gás à Europa por meio de outros gasodutos", disse nesta segunda-feira Tim McPhie, porta-voz da área de energia da Comissão Europeia.

O GLOBO

Foto: John MacDougall / AFP

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.