Blog do Dina - Assistente do TSE no WhatsApp permite pesquisar se link tem fake news sobre eleições; veja como usar


Assistente do TSE no WhatsApp permite pesquisar se link tem fake news sobre eleições; veja como usar

6 de setembro de 2022 às 9:03

O assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no WhatsApp ganhou uma atualização na segunda-feira (5) para permitir buscas sobre assuntos e links que circulam na internet. Com isso, eleitores podem verificar se conteúdo é falso ao pesquisar sobre ele no aplicativo.

A ferramenta foi criada para as eleições de 2020 e voltou a ser atualizada em abril de 2022. O "Tira-Dúvidas do TSE" conta com mais de 530 mil inscritos, segundo o tribunal.

Para usar o serviço, basta salvar o número (61) 9637-1078 na sua lista de contatos, acessar o link wa.me/556196371078 ou apontar a câmera do seu celular para o QR Code abaixo.

E para utilizar a busca por possíveis fake news, siga este passo a passo:

Para iniciar o assistente, envie qualquer mensagem, como "oi";
No menu "Ver tópicos", escolha a opção "Fato ou boato?";
Em seguida, selecione "Fazer uma consulta";
Envie um assunto ou link sobre o processo eleitoral.

O aplicativo vai enviar automaticamente links com o que foi verificado por parceiros do TSE sobre tema pesquisado. As mensagens podem ser encaminhadas para outras pessoas no WhatsApp.

Para este recurso, o tribunal tem parcerias com Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Estadão Verifica.

O recurso foi criado em parceria entre TSE, WhatsApp, a provedora de tecnologia sem fins lucrativos Meedan e o provedor de serviços para negócios no mensageiro Infobip. De acordo com o tribunal, a funcionalidade de busca por possíveis fake news no mensageiro é pioneira no mundo.

Em breve, ele vai atender eleitores mesmo quando não tiver conteúdo verificado sobre o assunto ou o link pesquisado. A ideia do TSE é que ela seja atualizada para informar as agências parceiras sobre a busca e notificar usuários quando a checagem estiver disponível.

Entre os assuntos mais acessados no assistente do TSE, estão consultas sobre situação eleitoral e local de votação, informações sobre cadastro e uso de biometria, "Fato ou Boato" (informações checadas pelo TSE e por parceiros) e solicitação da certidão de quitação eleitoral.

Além desses recursos, a ferramenta ensinar como identificar informações falsas sobre o processo eleitoral, oferece informações sobre a segurança da urna eletrônica, reúne as datas do calendário eleitoral, entre outros.

g1

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.