Blog do Dina - Lula compara atos de 7 de Setembro a “reunião da Ku Klux Klan”


Lula compara atos de 7 de Setembro a “reunião da Ku Klux Klan”

9 de setembro de 2022 às 12:34

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em comício na cidade de Nova Iguaçu, na noite de quinta-feira (8), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez dos atos do 7 de Setembro uma “festa pessoal” e comparou os eventos com uma “reunião da Ku Klux Klan”, organização racista que prega a supremacia branca nos Estados Unidos.

“[Bolsonaro] fez da festa do nosso país uma festa pessoal. Aliás, Dilma, eu não sei se você viu na televisão. Foi uma coisa muito engraçada, que no ato do Bolsonaro parecia uma reunião da Ku Klux Klan. Só faltou o capuz, porque não tinha negro, não tinha pardo, não tinha pobre, não tinha trabalhador”, disse.

Ele se referia aos atos cívicos militares realizados em Brasília e no Rio de Janeiro com a participação de Bolsonaro. Militantes bolsonaristas e apoiadores do candidato à reeleição pelo PL compareceram vestidos de verde e amarelo. Manifestações da oposição não tiveram a mesma adesão.

Lula discursou durante cerca de 25 minutos. Ele voltou a criticar o preço dos alimentos, em especial o da carne, e fez críticas à gestão de Bolsonaro. O ex-presidente também fez uma série de referências à ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Dilma, cujo discurso antecedeu Lula, sugeriu que há “demônios” no Palácio do Planalto. A fala veio em meio às críticas da atuação de Bolsonaro na pandemia do coronavírus.

A CNN entrou em contato com a campanha de Bolsonaro e com o Palácio do Planalto para pedir um posicionamento sobre as falas de Lula. A assessoria da campanha do PL, partido do presidente, disse que o presidente não vai comentar.

Na manhã desta sexta-feira (9), o presidente usou suas redes sociais para comentar o caso. Ele disse que o petista se sentiu “excluído” após ver um vídeo do ato. “Parece que o ex-presidiário se sentiu excluído após esse vídeo. Em resposta, chamou o povo de ‘cuscuz clã’, talvez porque assistiu a milhões de brasileiros vestindo amarelo”, escreveu o presidente.

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.