Blog do Dina - Aprendizagem no Brasil cai em Português e Matemática em todas as etapas avaliadas


Aprendizagem no Brasil cai em Português e Matemática em todas as etapas avaliadas

16 de setembro de 2022 às 15:02

Os níveis de aprendizagens caíram em Português e Matemática em todas as etapas avaliadas pelo Inep, apontam os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados na manhã desta sexta-feira. Na prática, é como se o país tivesse perdido os progressos nos resultados dos seis últimos anos, regredindo em algumas áreas a patamares de aprendizagem de 2015.

— O MEC, estados e municípios se antecipando aos possíveis efeitos de distorção do resultado do Ideb, realizaram ajustes nas legislações vigentes para garantir coerência nos indíces utilizados para repasse financeiros aos entes da federação para que todas escolas que obtiveram critério mínimo tenham acesso aos resultados para aprimorar e ajustar seus métodos e ferramentas de ensino- afirmou o ministro, Victor Godoy. — Os resultados obtidos por meio dos dados do Saeb são comparáveis com a série histórica e estão no centro de nossas atenções.

Ainda que os resultados sejam comparáveis, os técnicos do Inep destacaram que é importante que a análise de dados seja contextualizada, levando em conta as especificidades de cada localidade para que não haja erros de avaliação sobre o cenário. Especialistas em educação e gestores também têm questionado a validade de comparação desses dados.

O Ideb, principal indicador da educação básica, também foi divulgado. Ele é calculado a cada dois anos para todas as etapas de escolarização a partir das notas das redes nas provas Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do rendimento das escolas — a quantidade de aprovações, reprovações e evasões na unidade de ensino. O índice varia de 0 a 10.

A aplicação do Saeb 2021 avaliou estudantes das escolas públicas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 3ª e 4ª série do Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O governo também avaliou estudantes do 2º ano do ensino fundamental, em Língua Portugues e Matemática, e 9º ano nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Essas provas, no entanto, foram aplicadas apenas em amostras e não para a totalidade de estudantes. Cerca de 5,3 milhões de estudantes participaram do Saeb em 2021 em 72 mil escolas públicas e privadas do país.

O ciclo divulgado nesta sexta-feira inclui pela primeira vez o período da pandemia, quando escolas em todo o país foram fechadas devido à disseminação do coronavírus. Ao longo desse tempo, o Conselho Nacional de Educação (CNE) viabilizou a flexibilização do ano letivo e da adoção de atividades remotas por parte das escolas. Em outubro de 2020, o CNE permitiu que as redes fizessem a fusão dos anos letivos de 2020 e 2021, o chamado "continuum curricular".

Estados e municípios adotaram diferentes critérios em relação à aprovação dos estudantes. Devido a isso especialistas fazem a ressalva de que é preciso analisar os dados com cautela, uma vez que a aprovação automática de parte dos estudantes distorce o resultado do índice. Por isso, a reportagem optou por focar nos resultados do Saeb.

Ainda assim, é preciso levar em conta que diferentemente de outros anos, a taxa de participação nesta prova também foi afetada pela pandemia e ficou em torno de 71%. Além disso, diferentes entes federativos e etapas de ensino tiveram variação nessa taxa. O ensino médio, por exemplo, teve os maiores problemas de abstenção.

De acordo com uma nota divulgada pelo Todos pela Educação, "é razoável supor que os alunos que não estavam presentes nos dias de prova em novembro e dezembro de 2021 são aqueles de menor nível socioeconômico, que estavam acompanhando menos as atividades escolares ou já haviam abandonado os estudos." Essa "seleção natural" dos estudantes também pode influenciar as médias das redes.

Em Roraima, por exemplo, nenhum município atendeu aos critérios mínimos (50% de adesão ao Saeb) de participação no ensino médio. Há 2 anos, 93% haviam feito a prova. Mato Grosso (18%), Rio Grande do Norte (23%) e Bahia (28%) também não atingiram o patamar necessário para entrar nos cálculos nacionais.

Veja a matéria completa.

O GLOBO

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.