fbpx


Novas manchas de óleo são encontradas no litoral do RN

19 de setembro de 2022

Novas manchas de óleo foram encontradas no litoral do Rio Grande do Norte. Desta vez, o material foi identificado na praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal. De acordo com a Defesa Civil, agentes estiveram no local na sexta-feira (16), dia em que os resíduos foram verificados, e nos dois dias do último fim de semana.

Amostras foram recolhidas e devem ser analisadas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) do estado.

Na manhã de quinta-feira (15), o Idema já havia confirmado o aparecimento de novas manchas de óleo nas praias da Mina, em Tibau do Sul, Sagi, em Baía Formosa, e nas praias de Barreta e Búzios, em Nísia Floresta.

Em comunicado sobre esses casos, o Instituto afirmou que medidas estão sendo adotadas em relação ao reaparecimento das manchas de óleo por meio do Grupo de Monitoramento integrado pelo Ibama, Marinha do Brasil – Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), Ministério Público Federal e Defesa Civil Estadual.

Além disso, segundo o órgão, não há confirmação de que o óleo tenha relação com o que foi encontrado em 2019. “Embora o surgimento de óleo seja esperado após o derramamento ocorrido na Costa Brasileira, no segundo semestre de 2019, até o momento, não há como indicar relação dos fragmentos encontrados recentemente nas praias”, diz a nota.

Os primeiros registros das manchas de óleo que agora atingem o litoral potiguar ocorreram no dia 26 de agosto, na orla de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. O material encontrado na capital foi recolhido pela Agência Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH) e Capitania dos Portos para análise. O acompanhamento dos casos no município conta com o auxílio do Ibama e da Marinha do Brasil.

Tribuna do Norte

Comentários 0


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

code