Blog do Dina - Novas manchas de óleo são encontradas no litoral do RN


Novas manchas de óleo são encontradas no litoral do RN

19 de setembro de 2022 às 15:16

Novas manchas de óleo foram encontradas no litoral do Rio Grande do Norte. Desta vez, o material foi identificado na praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal. De acordo com a Defesa Civil, agentes estiveram no local na sexta-feira (16), dia em que os resíduos foram verificados, e nos dois dias do último fim de semana.

Amostras foram recolhidas e devem ser analisadas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN) do estado.

Na manhã de quinta-feira (15), o Idema já havia confirmado o aparecimento de novas manchas de óleo nas praias da Mina, em Tibau do Sul, Sagi, em Baía Formosa, e nas praias de Barreta e Búzios, em Nísia Floresta.

Em comunicado sobre esses casos, o Instituto afirmou que medidas estão sendo adotadas em relação ao reaparecimento das manchas de óleo por meio do Grupo de Monitoramento integrado pelo Ibama, Marinha do Brasil - Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), Ministério Público Federal e Defesa Civil Estadual.

Além disso, segundo o órgão, não há confirmação de que o óleo tenha relação com o que foi encontrado em 2019. "Embora o surgimento de óleo seja esperado após o derramamento ocorrido na Costa Brasileira, no segundo semestre de 2019, até o momento, não há como indicar relação dos fragmentos encontrados recentemente nas praias", diz a nota.

Os primeiros registros das manchas de óleo que agora atingem o litoral potiguar ocorreram no dia 26 de agosto, na orla de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. O material encontrado na capital foi recolhido pela Agência Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH) e Capitania dos Portos para análise. O acompanhamento dos casos no município conta com o auxílio do Ibama e da Marinha do Brasil.

Tribuna do Norte

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.