Blog do Dina - Lula recebe apoio de formuladores do Plano Real; Bolsonaro, de governadores


Lula recebe apoio de formuladores do Plano Real; Bolsonaro, de governadores

6 de outubro de 2022 às 12:59

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que vão disputar o segundo turno das eleições deste ano, receberam novos apoios nesta quinta-feira (6).

Os economistas Armínio Fraga, Pedro Malan, Edmar Bacha e Persio Arida divulgaram nota conjunta em apoio a Lula. Eles afirmaram que a expectativa do grupo é de “condução responsável da economia” por parte do petista.

Armínio Fraga foi presidente do Banco Central (BC) durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Edmar Bacha participou da equipe econômica que desenvolveu o Plano Real, durante o governo Itamar Franco (1992-1994).

Pedro Malan foi ministro da Fazenda durante o governo FHC e presidente do BC de Itamar. Um dos idealizadores do Plano Real, Persio Arida presidiu o BC em 1995.

Já Bolsonaro recebeu o apoio de Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Mauro Mendes (União Brasil-MT), Antonio Denarium (PP-RR) e Gladson Cameli (PP-AC), governadores reeleitos. Todos discursaram ao lado do presidente no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Wilson Lima (União Brasil-AM) e Coronel Marcos Rocha (União Brasil-RO), que disputarão o segundo turno em seus estados, também estiveram presentes.

Mais cedo, Bolsonaro havia encontrado outros candidatos eleitos no primeiro turno das eleições, também em Brasília. Em pronunciamento no Alvorada, o presidente afirmou que mais de 200 deputados estiveram presentes.

Os palanques estaduais
Dos 15 vitoriosos nas disputas pelos governos estaduais encerradas no primeiro turno das eleições, oito declararam apoio à candidatura de Bolsonaro. Cinco são aliados de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Clécio Luís (Solidariedade), eleito no Amapá, e Wanderlei Barbosa (Republicanos), eleito no Tocantins, não se pronunciaram sobre eventuais apoios até o fechamento desta reportagem.

Governadores que apoiam Bolsonaro

Gladson Cameli (PP) – Acre
Ibaneis Rocha (MDB) – Distrito Federal
Mauro Mendes (União Brasil) – Mato Grosso
Romeu Zema (Novo) – Minas Gerais
Ratinho Jr (PSD) – Paraná
Cláudio Castro (PL) – Rio de Janeiro
Antonio Denarium (PP) – Roraima
Ronaldo Caiado (União) Goiás Roraima

Governadores que apoiam Lula
Elmano Freitas (PT) – Ceará
Carlos Brandão (PSB) – Maranhão
Rafael Fonteles (PT) – Piauí
Fátima Bezerra (PT) – Rio Grande do Norte
Helder Barbalho (MDB) – Pará

CNN Brasil

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.