Blog do Dina - Clitóris também tem ereções; veja como e por quê


Clitóris também tem ereções; veja como e por quê

25 de outubro de 2022 às 14:39

Pode parecer estranho ou uma informação equivocada, mas o clítoris, assim como o pênis, também tem ereção. Quando o órgão feminino é estimulado e a mulher fica excitada, ele incha e ganha aproximadamente 2 centímetros a mais. Mesmo desempenhando um papel importante no prazer sexual feminino, pouco se tem conhecimento sobre a sua fisiologia e seu funcionamento.

O clitóris e o pênis são chamados de órgãos homólogos, porque eles são formados a partir dos mesmos tecidos embrionários durante o desenvolvimento do feto ainda no útero, tendo bastante semelhanças, mesmo desempenhando funções diferentes.

Eles são feitos das mesmas células e tecido erétil, possuem uma estrutura parecida, como o formato e a capacidade de ereção.

Ainda na barriga da mãe, a partir da sexta ou sétima semana de gestação, esse tecido vai se desenvolvendo e o clitóris e o pênis se tornam órgãos diferentes, que é quando os embriões começam a expressar seus cromossomos sexuais. Por isso, a glande do clitóris, localizada na junção dos dois lábios menores, tem uma estrutura bem parecida com a cabeça peniana.

Assim como o pênis, o tecido que compõe o órgão feminino é esponjoso e erétil. Através de diversas veias, quando a mulher está excitada, os corpos bulbo esponjosos são os responsáveis por levar a mensagem do estímulo ao clitóris que incha e cresce com o fluxo de sangue, voltando ao seu tamanho normal após relaxamento.

Ele possui cerca de 8 mil terminações nervosas, sendo muito sensível, mas se estimulado de forma correta, é capaz de trazer muito prazer à mulher.

O GLOBO