Blog do Dina - Pesquisas eleitorais no segundo turno têm histórico de menor diferença com resultado das urnas


Pesquisas eleitorais no segundo turno têm histórico de menor diferença com resultado das urnas

27 de outubro de 2022 às 12:37

A taxa de correspondência entre as pesquisas de intenções de voto e os resultados aferidos nas urnas é historicamente maior no segundo turno das eleições do que no primeiro. As sondagens de opinião pública não têm como objetivo prever o que vai acontecer, mas, na maioria das vezes, são capazes de coincidir com os dados da apuração de votos em eleições que têm uma segunda rodada de votação. As razões passam pelo aumento do grau de consolidação das escolhas dos eleitores e por ajustes nas pesquisas eleitorais pelos próprios institutos após o primeiro turno.

Datafolha e Ibope (atual Ipec) acertaram o resultado das eleições de segundo turno
Datafolha e Ibope (atual Ipec), por exemplo, apontaram todos os placares para o segundo turno das eleições presidenciais desde 2002, considerando as margens de erro. Na véspera da votação de 2018 entre Jair Bolsonaro (então no PSL, hoje no PL) e Fernando Haddad (PT), o Datafolha indicava 55% dos votos válidos para Bolsonaro, contra 45% do candidato petista. Foi exatamente o resultado anunciado no dia seguinte pela Justiça Eleitoral. O Ibope registrava na véspera 54% dos votos válidos para o agora candidato à reeleição e 46% para o ex-prefeito de São Paulo.

Em 20 anos, a maior divergência entre os percentuais de uma pesquisa presidencial e o resultado do segundo turno foi de apenas três pontos percentuais. Aconteceu com o Datafolha divulgado no dia anterior à disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB), em 2002. O instituto indicava 64% dos votos para o petista, que teve 61% nas urnas. A pesquisa da véspera registrou 36% das intenções de voto no tucano, que teve 39% na votação oficial. Pela margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou menos, mesmo nesse caso o saldo da apuração ficou dentro do cenário estimado pelo Datafolha.

Veja a matéria completa.

O GLOBO 

Foto: Cristiano Mariz/Agência O GLOBO