Blog do Dina - Dina Verifica: Greve geral no Brasil será deflagrada por apoiadores de Bolsonaro nesta segunda-feira?


Dina Verifica: Greve geral no Brasil será deflagrada por apoiadores de Bolsonaro nesta segunda-feira?

7 de novembro de 2022 às 13:07

De acordo com mensagens que circulam online, uma greve geral que vai parar o país será deflagrada no dia 7 de novembro por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A prova seria o anúncio em um vídeo de uma manifestação. No arquivo, um sujeito afirma que as empresas, indústrias, escolas e faculdades serão paradas.

A mensagem que acompanha o vídeo diz o seguinte: “Greve geral em todo o Brasil dia 7 de Novembro ( 7/11/2022 )” e “Segunda feira 07/11/2022 greve geral SOS FFAA compartilhe ao máximo”, dizem as mensagens. 

Leia transcrição do que é dito no arquivo:

Segunda-feira, dia sete de novembro, uma greve geral em todo o Brasil. Nós vamos parar o Brasil, os caminhoneiros vão nos ajudar, estão conosco. Os caminhoneiros estão à frente. E agora nós vamos parar, não é a BR não, nós vamos parar as empresas, as indústrias vão fechar, as escolas, as faculdades, nós queremos parar o Brasil na segunda-feira, eu quero pedir ajuda a você que está aqui.

Esse anúncio tá sendo compartilhado no WhatsApp, você pode buscar nos grupos aí, cê vai encontrar. Compartilhe esse anúncio com todo mundo, pra gente parar o Brasil a partir de segunda-feira, sete horas da manhã, não funciona mais nada. Vamos parar tudo, vamos parar tudo no Brasil pelo tempo que for necessário nós vamos parar até que essa situação se resolva.

Greve geral no Brasil será deflagrada no dia 7 de novembro por apoiadores de Bolsonaro?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos 

1- A informação que aponta que uma greve geral será deflagrada no Brasil no dia 7 de novembro é falsa. Tal tipo de movimento é inviável.

2- A mensagem, o histórico e a fonte já ajudam a revelar a farsa. A fala consegue ter todas as principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português, o pedido de compartilhamento e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a história.

3- Além disso, o que não tem faltado é informação falsa sobre “coisas grandiosas” que estão por acontecer no Brasil.

4- Ao analisar a viabilidade da tal greve geral, podemos concluir que a chance que isso ocorra é igual a zero. Vamos raciocinar.

A) As pessoas que votaram em Bolsonaro são metade da população.

B) Desta metade, uma parcela pequena é doida o suficiente para bancar uma greve geral. 

C) Nem mesmo as adesões aos bloqueios de rodovias foram massivos. Estes itens nos mostram que não há chance de uma greve geral (com pessoas perdendo dinheiro) teria vazão.

Fonte: Boatos.org