Blog do Dina - Câmara aprova criação do Dia Municipal de Conscientização da Esclerodermia


Câmara aprova criação do Dia Municipal de Conscientização da Esclerodermia

9 de novembro de 2022 às 13:06

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (08), o Projeto de Lei n° 218/2020 que cria o Dia Municipal de Conscientização da Esclerodermia, a ser comemorado anualmente, no dia 29 de junho, quando se comemora o "Dia Mundial da Esclerodermia". De autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT), a matéria foi acatada em segunda discussão e agora segue para o Executivo.

Pelo texto, a campanha também será direcionada para os profissionais da saúde da rede pública municipal, podendo o Município articular parcerias com universidades, Conselho Regional de Medicina, instituições públicas ou privadas etc., de forma a capacitar os mencionados profissionais para identificar e lidar com a Esclerodermia em seus espaços de trabalho. 

Caracterizada pela produção excessiva de colágeno nos tecidos do corpo, nesta doença o próprio organismo ataca a si mesmo. São diversos os tipos de sintomas, o que dificulta a identificação em uma fase inicial do problema.

"Diante desse quadro denso e preocupante, as comunidades médicas de todo o mundo têm demonstrado uma especial atenção com a doença, sugerindo a adoção de um dia alusivo à sua "celebração", sendo eleito o dia 29 de junho para alertar profissionais da saúde e sociedade", defendeu em seu discurso a vereadora Divaneide Basílio.

Na sequência, recebeu parecer favorável, também em segunda discussão, o Projeto de Lei n° 341/2022 que reconhece de Utilidade Pública Municipal o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/RN.  O texto foi encaminhado pelo presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (União Brasil), que ressalta a trajetória de dedicação da instituição à qualificação dos trabalhadores e trabalhadoras do país. "Trata-se de uma história voltada para a educação e profissionalização, facilitando o alcance ao efetivo emprego. Portanto, merece o reconhecimento do Legislativo natalense".

Ao final da sessão ordinária, outra proposição em segunda discussão foi aprovada pelos parlamentares. Dessa vez o Projeto de Lei n° 303/2020, apresentado pela vereadora Nina Souza (PDT), que denomina formalmente a travessa João Medeiros Filho, via que, ainda sem registro formal, já se encontra amplamente referenciada pelo nome. A via fica localizada na lateral direita da UERN, no bairro Potengi.