Blog do Dina - Meta, dona do Facebook, anuncia corte de mais de 11.000 empregos


Meta, dona do Facebook, anuncia corte de mais de 11.000 empregos

9 de novembro de 2022 às 14:40

A Meta Platforms Inc., controladora do Facebook, disse nesta quarta-feira (9) que vai demitir 13% de sua força de trabalho, ou mais de 11.000 funcionários, em uma das maiores demissões de tecnologia deste ano, enquanto enfrenta custos crescentes e um mercado de publicidade fraco.

Os amplos cortes de empregos, os primeiros em 18 anos de história da Meta, seguem milhares de demissões em outras grandes empresas de tecnologia, incluindo o Twitter de Elon Musk e a MSFT, da Microsoft Corp.

O boom da pandemia que impulsionou as empresas de tecnologia e suas avaliações se transformou em um estouro este ano, diante da inflação alta de décadas e das taxas de juros em rápido aumento.

“Não apenas o comércio online voltou às tendências anteriores, mas a desaceleração macroeconômica, o aumento da concorrência e a perda de sinal de anúncios fizeram com que nossa receita fosse muito menor do que eu esperava”, disse o CEO Mark Zuckerberg em mensagem aos funcionários.

“Eu entendi errado, e assumo a responsabilidade por isso.”

Zuckerberg enfatizou a necessidade de se tornar mais eficiente em termos de capital e disse que a empresa transferiria recursos para “áreas de crescimento de alta prioridade”, como seu mecanismo de descoberta de IA, anúncios e plataformas de negócios, bem como seu projeto metaverso.

A Meta disse que pagaria 16 semanas de salário base mais duas semanas adicionais para cada ano de serviço como parte do pacote de indenização e todo o tempo restante pago.

Os funcionários receberão o custo dos cuidados de saúde por seis meses e os afetados receberão sua rescisão em 15 de novembro, de acordo com a empresa.

A Meta disse que também planeja cortar gastos discricionários e estender seu congelamento de contratações até o primeiro trimestre.

As ações da empresa, que perderam mais de dois terços de seu valor, subiram cerca de 3% nas negociações pré-mercado.

CNN Brasil