Blog do Dina - Sesap alerta para riscos à saúde no período de queimadas


Sesap alerta para riscos à saúde no período de queimadas

12 de novembro de 2022 às 11:27

Para enfrentar o período de queimadas no Rio Grande do Norte, que vai de outubro a janeiro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), elabora um boletim mensal com base no monitoramento das áreas sob influência de queima de biomassa no estado. O boletim referente a outubro de 2022 foi publicado nesta sexta-feira (11).

 

De acordo com o boletim, foram registrados 135 focos de queimadas, em 33 municípios do RN. Entre eles, destacam-se três pertencentes à 2ª região de saúde: Mossoró, com 31 focos de queimadas, Serra do Mel, com 18 focos, e Areia Branca, com 12 focos. O boletim baseia-se em dados do BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

 

O objetivo da publicação é apoiar a atuação dos Núcleos Regionais de Vigilância em Saúde do RN (NUREVS) e dos municípios de sua jurisdição em situações de queimadas.

 

Riscos à saúde

 

Além da maior frequência de focos de queimadas e incêndios, o período de outubro a janeiro é caracterizado por situações de baixa umidade relativa do ar e de precipitação, acarretando diversos riscos à saúde, em virtude da emissão de poluentes atmosféricos e da presença de fogo. 

 

A poluição atmosférica é o maior fator de risco ambiental à saúde, causando milhões de mortes evitáveis anualmente, além de contribuir para o adoecimento agudo e crônico da população. Por isso, a Suvam atua para reduzir a exposição da população a esses fatores de risco ambiental e minimizar os consequentes efeitos à saúde.

 

Orientações para a população

 

 

• Beber bastante líquido, para manter as vias respiratórias úmidas e protegidas;

• Evitar atividades que emitem poluentes atmosféricos no ar doméstico, como fumar e usar fogão a lenha;

• Em casos de exposição intensa à fumaça, fazer o uso de máscaras apropriadas (modelos respiradores tipo N95, PFF2 ou P100). O uso da  máscara facial descartável ou de tecido visa a proteger contra a infecção por covid-19, que pode ser agravada pela exposição aos poluentes da fumaça;

• Evitar trabalho pesado, atividades e exercícios ao ar livre quando a qualidade do ar estiver prejudicada pela fumaça; 

• Não queimar lixo;

• Não jogar cigarros ou fósforos acesos em áreas de vegetação;

• Não acender fogueiras;

• Não soltar balões ou fogos de artifícios;  

• Não transportar ou manusear líquidos inflamáveis;

• Manter em fácil acesso os telefones de emergência dos órgãos locais de resgate, atendimento médico e combate às queimadas.