Blog do Dina - Tebet defende auxílio fora do teto em 2023 e cobra compromisso fiscal para extensão


Tebet defende auxílio fora do teto em 2023 e cobra compromisso fiscal para extensão

16 de novembro de 2022 às 12:34

A senadora Simone Tebet (MDB), terceira colocada na disputa à Presidência, defendeu em entrevista à CNN que os recursos para o Auxílio Brasil fiquem fora do teto de gastos em 2023, mas cobrou compromissos fiscais para que a ultrapassagem da âncora fiscal dure até 2026.

“Se for por quatro anos, que se faça o dever de casa. Que se fale ‘eu vou gastar mais nos próximos quatro anos para dar pão a quem tem fome, mas vou assumir compromissos de enxugar a máquina, aprovar reformas estruturantes que façam a economia voltar a crescer’”, disse Tebet, citando a reforma administrativa e a reforma tributária.

A senadora destacou a importância de equilibrar responsabilidade social com responsabilidade fiscal. “Sabemos que responsabilidade fiscal não é um termo só que os liberais têm como mantra, na realidade a responsabilidade fiscal é um meio para se alcançar o social”.

“Se não tivermos o mínimo de responsabilidade com o dinheiro público, podemos estar dando o Auxílio Brasil e tirando com uma inflação galopante, com juros altos que vai impactar na paralisação da economia e, com isso, mais desemprego ou mais empregos formais indo para a informalidade”, acrescentou.

Tebet na equipe de transição

Simone Tebet, coordenadora da área de Desenvolvimento Social da equipe de transição, disse que tem diferenças na área econômica com o PT, mas se aproxima de Lula na área social.

“Nós temos muitas diferenças, eu não sou do PT, nunca estive com o PT, mas, daquilo que nos assemelha, está a pauta social”, colocou. “Temos, sim, porque sou liberal na economia, algumas divergências na pauta econômica”, completou.

Tebet disse ainda que recebeu pedidos para não manifestar apoio ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno.

Veja a matéria completa.

CNN Brasil