Blog do Dina - Dina Verifica: Richarlison dedicou gols da vitória do Brasil contra Sérvia para Bolsonaro?


Dina Verifica: Richarlison dedicou gols da vitória do Brasil contra Sérvia para Bolsonaro?

26 de novembro de 2022 às 10:03

Houve um tempo em que não foram poucos os boatos que apontavam para dedicatórias de figuras do esporte ao presidente Jair Bolsonaro. Com o resultado das eleições de 2022, esse movimento dava mostrar de arrefecer. Porém, bastou o Brasil jogar a Copa do Mundo para o “jogo virar”.

A última das histórias que circula online aponta que o jogador Richarlison teria dedicado os dois gols que ele marcou contra a Sérvia ao presidente Jair Bolsonaro. O texto aponta, ainda, que ele disse que Bolsonaro sempre será “nosso presidente”.

Leia a mensagem que circula online:

FEZ UM DOS GOLS MAIS BONITOS! E dedica ao homem que despertou nós brasileiros o patriotismo: “- Dedico os dois gols que fiz ao maior patriota brasileiro: Jair Messias Bolsonaro. Ele foi, é e sempre será nosso presidente.” – Richarlison para a TV Globo após jogo com a Sérvia

Richarlison dedicou gols contra Sérvia para Bolsonaro?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A imagem com a suposta declaração de Richarlison se espalhou com todas as forças na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que ele dedicou os gols da vitória do Brasil contra a Sérvia para o atual presidente.

2- Assim como em outros casos que envolvem atletas (Verstappen e Hamilton, por exemplo), a suposta declaração de Richarlison foi inventada na internet. A prova disso está em dois pontos. O primeiro é que Richarlison não declarou apoio a Bolsonaro nas eleições. O segundo é que na fala à Globo, Richarlison nada falou sobre política.

3- Na entrevista do pós-jogo, Richarlison falou sobre a lesão que teve antes da Copa do Mundo, sobre o drama que passou pela incerteza de ir para a Copa e sobre o segundo gol, de voleio (em que ele lembrou que havia marcado durante os treinos da seleção na Itália). Em nenhum momento, ele faz qualquer citação a Bolsonaro ou à política do Brasil.

4- Ao buscar pela declaração em qualquer fonte confiável pela informação, nada foi encontrado. Ou seja: ela, de fato, brotou na internet e não tem qualquer fundo na realidade.

Boatos.org

Foto: Lucas Figueiredo/CBF