Blog do Dina - A conta chegando para a Unimed Natal: plano de saúde enfrenta investigações em série


A conta chegando para a Unimed Natal: plano de saúde enfrenta investigações em série

30 de novembro de 2022 às 15:43

▶️Esse post chegou primeiro aos grupos do zap do Blog do Dina, que vai encerrar as listas de transmissão em breve. Seja parte de um dos grupos clicando aqui

A Unimed Natal começou a enfrentar uma série de procedimentos no Ministério Público do Rio Grande do Norte em razão de sua política de punir o usuário do plano de saúde.

Não é novidade para quem é cliente Unimed Natal que o plano de saúde tem descredenciado médicos, hospitais e formas de tratamento para sua base de clientes.

Levantamento do Blog do Dina indica que a conta do plano de saúde começou a chegar. Cinco procedimentos contra a Unimed Natal foram abertos no Ministério Público do RN.

Dois deles já avançaram formalmente para investigação e passaram a tramitar como inquérito. 

Os outros três estão em fase inicial de instrução e ainda não tem formalmente caráter de investigação, mas um deles já tem caráter de procedimento preparatório, que antecede a instauração de um inquérito.

Crianças Autistas

Um dos inquéritos já aberto contra o plano de saúde é sobre ele dificultar a assistência a crianças portadoras de patologia relacionadas ao desenvolvimento cognitivo.

Segundo o objeto da investigação, as mudanças promovidas pela Unimed nesses tipos de terapia prejudicaram as crianças, cujos pais chegaram a fazer protesto em maio deste ano contra as mudanças.

Por outro lado, também segundo o objeto do inquérito, o plano também não divulga qual a rede credenciada para esse tratamento, tornando mais difícil a vida dos pais.

Pais de crianças autistas protestaram contra Unimed por descredenciamentos. Foto: Vinicius Marinho/Intertv
Legenda

Hospital do Coração

O outro inquérito diz respeito ao descredenciamento do Hospital do Coração. Em abril deste ano, em caso revelado em primeira mão pelo Blog do Dina o público foi surpreendido com o comunicado de que o equipamento não atenderia mais uma série de procedimentos de urgência e emergência.

O MPRN abriu investigação e quer saber em que medida os usuários do plano foram afetados pela medida e se, principalmente, eles foram prejudicados.

O que dizem os envolvidos

À Agência Nacional de Saúde, o Blog do Dina formulou pedido via Lei de Acesso à Informação solicitando as informações que vem sendo tomadas sobre a Unimed Natal.

O plano de saúde também foi procurado e suas considerações serão incluídas quando houver um posicionamento.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.