Blog do Dina - RN apresenta redução de novos casos de varíola dos macacos


RN apresenta redução de novos casos de varíola dos macacos

6 de dezembro de 2022 às 14:27

O Rio Grande do Norte tem 125 casos confirmados de varíola dos macacos, conforme boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), referentes a dados computados até essa segunda-feira (5). Nos últimos 30 dias, o estado registrou 10 casos da doença. Em comparação com o mesmo período anterior, a quantidade de novas notificações teve uma redução de 54,55%, quando 22 pacientes potiguares tiveram diagnóstico positivo para varíola dos macacos.

Além dos casos confirmados, o estado tem dez casos prováveis e 43 suspeitos, enquanto outros 544 já foram descartados para a doença. As notificações confirmadas estão distribuídas em 16 cidades do Rio Grande do Norte. Natal lidera a lista com 81 casos confirmados.

No levantamento por sexo, a maioria dos pacientes acometidos pela varíola dos macacos são homens. Ao todo, esse perfil representa 105 casos confirmados, enquanto 20 mulheres já tiveram o mesmo diagnóstico.

A faixa etária que mais apresenta notificações positivas é a de pessoas entre os 20 e 39 anos. Dos 125 casos totais, 81 são de pessoas que tinham a idade dentro desse perfil.

Desde o início dos registros de casos de varíola dos macacos, o estado não teve óbitos em decorrência da infecção pelo vírus. No Brasil, no entanto, 14 mortes já foram notificadas e mais de 10 mil casos já foram confirmados.

Tribuna do Norte