Blog do Dina - Coreia do Norte diz que cerca de 800 mil pessoas se inscreveram para lutar contra os EUA


Coreia do Norte diz que cerca de 800 mil pessoas se inscreveram para lutar contra os EUA

18 de março de 2023 às 8:31

A Coreia do Norte afirma que cerca de 800 mil de estudantes e trabalhadores se ofereceram para se juntar ou se alistar novamente nas forças armadas do país para lutar contra os Estados Unidos, informou o jornal estatal do país neste sábado (18).

“O crescente entusiasmo dos jovens em se juntar ao exército é uma demonstração da vontade inabalável da geração mais jovem de exterminar impiedosamente os maníacos da guerra que fazem esforços de última hora para eliminar nosso precioso país socialista e alcançar a grande causa da reunificação nacional sem fracasso e uma clara manifestação de seu ardente patriotismo”, disse o jornal “Rodong Sinmun”.

A declaração acontece após o país lançar, na quinta-feira (16), seu míssil balístico intercontinental Hwasong-17, em resposta aos exercícios militares EUA-Coreia do Sul em andamento.

A Coreia do Norte fez o disparo no mar entre a península coreana e o Japão, horas antes do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, voar para Tóquio para uma cúpula que discutiu maneiras de combater o país com armas nucleares.

Os mísseis balísticos norte-coreanos são proibidos pelas resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e o lançamento atraiu a condenação dos governos de Seul, Washington e Tóquio.

As forças sul-coreanas e americanas iniciaram 11 dias de exercícios conjuntos, apelidados de “Escudo da Liberdade 23”, na segunda-feira (13), realizados em uma escala não vista desde 2017 para combater as crescentes ameaças do Norte.

Kim Jong-un acusou os Estados Unidos e a Coreia do Sul de aumentar as tensões com os exercícios militares.

CNN Brasil