Blog do Dina - Governo Fátima já tem posição sobre usar Forças Armadas no RN; veja qual e o porquê


Governo Fátima já tem posição sobre usar Forças Armadas no RN; veja qual e o porquê

18 de março de 2023 às 12:51

O governo de Fátima Bezerra não pretende utilizar as Forças Armadas no enfrentamento à onda de ataques que assola o Rio Grande do Norte desde a meia noite de terça-feira (14).

O assunto foi levantado pelos senadores Styvenson Valentim e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que formalizou ao presidente Lula o pedido para uso das Forças Armadas.

A pedido de leitores do Blog do Dina no Instagram (@dinarteassuncao), eu vim ao Centro Administrativo saber se o governo pretende recorrer às Forças Armadas.

A resposta é não por ora.

Isso porque a avaliação feita é que os ataques reduziram. Para tanto, o governo usa uma estatística produzida pelo centro de inteligência de segurança regional do Nordeste, sediado no Ceará.

Segundo a estatística distribuída repórteres, os ataques têm curva descendente. Foram 103 no primeiro dia, 67 no segundo, 56 no terceiro, 26 no quarto e 7 neste sábado. Conforme a imagem abaixo:

Números revisados

A informação distribuída pelo Governo do Estado foca apenas em ataques e desconsidera os demais contextos de violência, como homicídios.

Números divulgados pelo Blog do Dina nesta sexta-feira obtido com agentes de segurança pública mostram uma dimensão mais ampla dos ataques até esta sexta-feira (18).

Confira aqui.