Blog do Dina - Quando um caranguejo atrapalhou o pouso de um avião


Quando um caranguejo atrapalhou o pouso de um avião

22 de março de 2023 às 16:12

Um avião da Gol teve que arremeter no aeroporto de Vitória (ES) na noite desta segunda-feira (20), por causa de um caranguejo na pista.

A situação inusitada aconteceu em um voo que saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à capital do Espírito Santo. O tempo de voo entre as duas cidades é de aproximadamente 45 minutos.

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, é possível ver a asa do avião e ouvir a voz do comandante no fundo. “Acredite se quiser”, brinca ele. Os passageiros dão risada do acontecido.

“Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista, acredite se quiser. Então daqui a 10 a 15 minutos receberemos autorização para prosseguir no pouso em Vitória. Peço desculpas pelo contratempo, mas motivo alheio à vontade todos da tripulação, espero contar com a sua compreensão”, relatou o piloto da aeronave.

Em um comunicado divulgado à imprensa, a administradora do aeroporto de Vitória, informou que, ao contrário do que informou o comandante do voo, havia apenas um crustáceo na pista.

“A Zurich Airport Brasil informa que foi verificada a presença de um caranguejo na pista. A equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos. Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech [fala] do comandante, que não retratou a realidade da situação”, informou a empresa.

Questionada pela CNN, a companhia aérea Gol disse que o pouso aconteceu às 23h06, após a pista ser liberada, sem nenhum atraso em relação à previsão inicial.

O aeroporto de Vitória tem capacidade para 8,4 milhões passageiros por ano e movimenta diariamente uma média de 7 mil pessoas em cerca de 50 voos. Como sua pista de pouso fica localizada à beira-mar, a presença de animais é relativamente comum.

Há também uma outra explicação para a presença do caranguejo: o período de andada do caranguejo-uçá, que é quando os crustáceos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e percorrem o manguezal para acasalamento e liberação dos ovos.

CNN Brasil