Blog do Dina - Dina Verifica: Fernandinho Beira-Mar é transferido de Mossoró para o Rio após pedido para Dino e Lula?


Dina Verifica: Fernandinho Beira-Mar é transferido de Mossoró para o Rio após pedido para Dino e Lula?

23 de março de 2023 às 16:11

A tensão vivida no Rio Grande do Norte, desde o início dos ataques orquestrados por uma facção criminosa, com o envio de forças federais, rendeu mais um capítulo.

Um vídeo que surgiu na internet mostra um preso sendo transferido pela Polícia Penal Federal, em um aeroporto, com um forte esquema de segurança.

Com o vídeo, é dito que o preso seria Fernandinho Beira-Mar, que estaria sendo levado do presídio de Mossoró para o Rio de Janeiro.

Se não fosse o bastante, as mensagens apontam também que a transferência seria fruto de um pedido de "gerentes do tráfico para o ministro Flávio Dino"  e que fazia parte de uma estratégia de apoio de Lula ao crime.

Veja como as informações circulam:

Versão 1: AEROPORTO DE ARACATI VIVEU DIA DE TENSÃO! NO MAIS ABSOLUTO SIGILO, FERNANDINHO BEIRA-MAR FOI TRANSFERIDO DO PRESÍDIO FEDERAL DE MOSSORÓ. Fernandinho Beira-mar é um dos suspeitos de ordenar aos ataques ao estado do RN. A visita de Dino aos gerentes do tráfico no Rio Já surtiram efeitos. Lula e Dino atenderam a um pedido pessoal de Beira Mar e o mesmo já foi transferido para uma penitenciária do Rio em local ainda não divulgado. Lula mais uma vez mostrando que está em total apoio e alinhado com a criminalidade.

Versão 2:É isso mesmo produção? Fernandinho beira-mar sendo transferido? Diálogos cabulosos parecem estar acontecendo….. Afinal visitar comunidades dominadas pelo CV é especialidade do governo lula 

Versão 3:URGENTE: Sem confirmação oficial. Fernandinho Beira-Mar foi transferido no mais absoluto silêncio da Penitenciária de Mossoró. O destino? Ainda não foi divulgado, mas dizem que pode estar voltando para o Rio de Janeiro!

Fernandinho Beira-Mar é transferido de Mossoró para Rio após pedido para Flavio Dino e Lula?

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- O vídeo e, principalmente, a mensagem em questão não demoraram a se espalhar na internet. Porém, não é verdade que Fernandinho Beira-Mar foi transferido de Mossoró para o Rio de Janeiro. Muito menos por ordem de Flavio Dino ou Lula.

2- A mensagem já tem diversas contradições que enfraquecem a tese (além de ter características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis).

3- Entre esses pontos, é o que aponta que Fernandinho Beira-Mar é um dos suspeitos por ordenar os ataques no RN.

4- Na realidade, os ataques foram ordenados pelo Sindicato do Crime. Fernandinho Beira-Mar (que foi um dos principais membros do Comando Vermelho) não faz parte da organização criminosa.

5- Fernandinho Beira-Mar não pode ser transferido de Mossoró para o Rio de Janeiro por dois motivos. a) Ele pode ficar apenas em presídios federais de segurança máxima e no Rio de Janeiro não há nenhum nestas características. b) Ele não está preso em Mossoró. Fernandinho Beira-Mar está preso no Mato Grosso do Sul.

6- É falso que Flavio Dino foi se encontrar com “gerentes do tráfico” no Rio de Janeiro. O próprio ministro divulgou imagens da reunião que teve no Complexo da Maré (que não tinha traficantes) e criticou a tentativa de se “criminalizar favelas”.

7- Para além disso, há o vídeo. Ao buscar o conteúdo original, por meio da marca d’água do TikTok, chegamos ao perfil Policia Penal Federal. Chegamos também à página do Instagram de mesmo nome. Não demorou para descobrimos que as transferências em questão são de líderes dos ataques no Rio Grande do Norte. E Fernandinho Beira-Mar não está entre eles.

Boatos.org