Blog do Dina - Dina Verifica: Urinar de madrugada e beber água antes de dormir previne ataques cardíacos e derrames?


Dina Verifica: Urinar de madrugada e beber água antes de dormir previne ataques cardíacos e derrames?

11 de maio de 2023 às 14:49

Com um mundo cada vez mais caótico e estilos de vida cada vez mais intensos e nada saudáveis, dicas para manter a saúde em dia são sempre bem-vindas. Entretanto, é preciso ter muito cuidado onde se busca esse tipo de informação.

Ao mesmo tempo que a internet facilitou o acesso a esse tipo de conteúdo, também facilitou a entrada de todo e qualquer tipo de informação (inclusive, as informações sem comprovação científica). Com isso, muita gente começou a colocar em prática orientações duvidosas e perigosas.

E infelizmente, esse tipo de conteúdo ainda segue causando confusão nas redes, como a história de hoje. De acordo com uma publicação, urinar de madrugada e beber água antes de dormir pode prevenir ataques cardíacos e derrames. 

Segundo o texto, a orientação teria sido dada por um cardiologista, que explicou que as pessoas costumam fazer muito xixi à noite, porque de noite o corpo está no mesmo nível, enquanto durante o dia, a gravidade puxaria a água para a parte inferior do corpo.

Confira:

“*URINAR DE MADRUGADA* Quando tiver Tempo Leia esse Texto!! Ir ao banheiro à noite, pensei que isso era ruim e muito chato mas pode ser útil… * Essas recomendações não são exatamente de AVÓ…  MAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE. * Água e noite… Conheço muitas pessoas que dizem que não querem tomar qualquer coisa antes de dormir, porque, então, têm o incômodo de se levantar durante a noite para usar o banheiro. Quando perguntei ao meu cardiologista porque as pessoas precisam fazer xixi tanto à noite,  a resposta foi: * A gravidade mantém a água na parte inferior do corpo quando você está em pé. (As pernas incham).

Na hora de dormir, a parte inferior do corpo (pernas, etc .) estão ao mesmo nível dos rins; é quando os rins removem a água processada (suja), porque é mais fácil, pois todos nós precisamos de uma quantidade mínima de água para lavar as toxinas do corpo. Muito importante, de acordo com cardiologistas,  o momento certo para beber água. Beber água em determinados momentos maximiza a sua eficácia no corpo: Dois copos de água quando você se levanta – ajuda a ativar os órgãos internos. * Um copo de água 30 minutos antes de uma refeição – ajuda a digestão.

* Um copo de água antes de tomar banho, ajuda a reduzir a pressão arterial. * Um copo de água antes de dormir evita ataques cardíacos e derrames, o que você acha? Agora vamos todos beber água… Problema frequente entre os jovens. * Água antes de dormir também ajuda a evitar cãibra noturna nas pernas (coxas e panturrilha). * Os músculos da perna estão procurando hidratação quando acontecem  essas cólicas. Por favor, passe essa informação para as pessoas que são importantes para você. E beba água! Um dos motivos da demência, em idosos, é causada por pouca ingestão de água. BEBA ÁGUA !!!!!”.

Urinar de madrugada e beber água antes de dormir previne ataques cardíacos e derrames?

INFORMAÇÃO FALSA 

Os fatos

1. Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto segue aquele velho roteiro de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

2. Dicas duvidosas sobre saúde existem aos montes pela internet. Várias já foram desmentidas. Inclusive, uma aponta para algo inverso ao que é dito nesse boato, dizendo que a noctúria (fazer xixi à noite) é um sintoma de problemas no coração.

3. Também já foi desmentido outra história parecida, que indicava que beber água antes de dormir poderia prevenir o infarto em mulheres. Na oportunidade, foi explicado que beber água é muito importante para a hidratação do corpo, mas beber antes de dormir não muda em nada as condições cardíacas.

4. E por fim, o Boatos.org desmentiu uma história que apontava que beber água antes de dormir poderia evitar AVC e infarto. Como mostramos na época, o próprio Ministério da Saúde já desmentiu essa informação. A explicação publicada pelo Ministério da Saúde aponta que consumir água é extremamente importante para a saúde, mas o simples fato de beber água em um horário X ou Y não altera os problemas de coração.

5. Além disso, o Ministério da Saúde também destacou que para prevenir problemas cardíacos, o recomendado é fazer exercício físico, cuidar da alimentação e levar uma vida com menos stress. De lá pra cá, as orientações não mudaram, logo, as orientações dadas pela história de hoje também não são válidas.

Fonte: Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.