Blog do Dina - Vendedor de macarrão é preso por zombar de jantar luxuoso de ministro


Vendedor de macarrão é preso por zombar de jantar luxuoso de ministro

26 de maio de 2023 às 15:58

Um vendedor de macarrão no Vietnã foi condenado a cinco anos e meio de prisão na quinta-feira (25), após um tribunal o considerar culpado de propaganda antiestatal. Ele imitou o famoso chef “Salt Bae” para supostamente zombar de um alto funcionário do governo.

Um vídeo de Bui Tuan Lam, 39, se tornou viral em novembro de 2021, postado dias depois que um alto funcionário vietnamita foi flagrado comendo bife incrustado de ouro no restaurante londrino do chef turco cujo nome verdadeiro é Nusret Gökçe.

Lam, que se descreveu em um post no Facebook carregado junto com o vídeo como “Green Onion Bae”, foi preso no final do ano passado.

Na quinta, ele foi condenado por “criar, armazenar, distribuir ou disseminar informações, documentos e itens contra o Estado”, disse o departamento de polícia de Danang após um julgamento de um dia. 

A condenação é a mais recente do que grupos de direitos humanos dizem ser uma tentativa abrangente do governo de silenciar vozes críticas ao Partido Comunista Vietnamita.

Lam, que administra uma barraca de macarrão com carne na cidade, defendeu publicamente a democracia no Vietnã e participou de muitos protestos anti-China e pró-ambiente.

O departamento de polícia de Danang também citou a acusação de Lam dizendo que ele havia postado 19 artigos e 25 vídeos nas redes sociais para “distorcer e difamar o estado”.

O advogado de Lam não pôde ser imediatamente contatado para comentar.

Phil Robertson, vice-diretor da Human Rights Watch para a Ásia, pediu ao governo vietnamita que pare de processar Lam e outros por criticarem o Partido Comunista vietnamita.

“A lista de postagens e vídeos listados como ‘evidência’ dos ‘crimes’ de Bui Tuan Lam mostra até que ponto os vietnamitas vão para bloquear qualquer tipo de crítica online ao governo”, disse Phil.

“Para a liderança vietnamita, até as canções são uma ameaça ao seu monopólio de poder”, acrescentou.

CNN Brasil 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.