Blog do Dina - Primeiras amostras de aves encontradas mortas no RN não têm gripe aviária


Primeiras amostras de aves encontradas mortas no RN não têm gripe aviária

30 de maio de 2023 às 12:22

O governo do RN divulgou o resultado das primeiras amostras de aves migratórias encontradas mortas no litoral do estado.

Veja a nota:

O Governo do Estado informa que as primeiras amostras das aves migratórias encontradas mortas no litoral do Rio Grande do Norte tiveram resultados negativos para infecção pelo vírus da influeza aviária H5N1. As aves foram encontradas em Pirangi - Parnamirim, Sagi - Baia Formosa, Barra de Maxaranguape - Maxaranguape e Búzios - Nisia Floresta. 

A análise foi feita pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária-LFDA/SDA localizado em Campinas-SP e os resultados foram encaminhados na noite desta segunda-feira (29) ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (IDIARN).

Devido ao decreto de estado de emergência zoossanitária, emitido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil, é fundamental manter os cuidados orientados. 

As autoridades pedem que as pessoas que eventualmente tiveram contato com aves encontradas mortas ou doentes em área litorânea coloquem-se automaticamente em isolamento por dez dias e contatem um serviço de saúde da sua região.

As atividades de vigilância e colega continuam em todo o estado do Rio Grande do Norte. 

O Governo do Estado também indica estas recomendações:

- Não tocar, recolher, resgatar ou receber aves mortas ou doentes em área litorânea; 

- Caso encontre alguma ave nestas condições: doentes (cambaleantes) ou mortas, ligar para 190 ou para (84) 99147-6645 ou passar as informações para o email  protocoloidiarn@gmail.com.

- Cuidado com fontes de informações não confiáveis. Em caso de qualquer dúvida, consultar canais e perfis oficiais para checar a informação 

- Repasse essa informação aos frequentadores de praias, funcionários de hotéis, pescadores, moradores e demais envolvidos 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.