Blog do Dina - “Buraco para o Inferno”: China começa a cavar poço com mais de 10 mil metros de profundidade


“Buraco para o Inferno”: China começa a cavar poço com mais de 10 mil metros de profundidade

2 de junho de 2023 às 14:56

Após enviar o primeiro astronauta civil à órbita da Terra nesta semana, com o lançamento da missão Shenzhou-16 na terça-feira (30), a China deu início a um novo passo para a exploração científica do planeta – desta vez, rumo ao centro da Terra.

Um poço com mais de 10 mil metros de profundidade começou a ser escavado na Bacia de Tarim, na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, Noroeste do país. A perfuração teve início na terça-feira, às 11h46, no horário local. O projeto prevê o alcance de uma profundidade de 11.100 metros, no interior do deserto de Taklimakan, o maior da China.

Nas redes sociais, o projeto foi apelidado de “buraco para o inferno”.

Estudos inéditos
O projeto tem como objetivo expandir o conhecimento sobre áreas profundas do planeta, ainda não estudadas.

Durante o processo, os equipamentos, incluindo brocas e tubos de perfuração pesando mais de 2.000 toneladas, penetrarão profundamente a Terra passando por mais de 10 camadas continentais, incluindo o sistema Cretáceo.

Para o especialista técnico envolvido na operação Wang Chunsheng, trata-se de uma tentativa ousada de explorar o território desconhecido da Terra e expandir os limites da compreensão humana.

“A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos”, disse Sun Jinsheng, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia.

A Bacia de Tarim é uma das áreas mais difíceis de explorar devido ao seu ambiente de solo áspero e condições subterrâneas complicadas.

CNN Brasil 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.