Blog do Dina - Lula defende negociações: 'Tem que falar com quem não gosta da gente'


Lula defende negociações: 'Tem que falar com quem não gosta da gente'

2 de junho de 2023 às 15:28

Após uma série de derrotas no Congresso, o presidente Lula pediu nesta sexta-feira (2) compreensão a apoiadores sobre as negociações do governo com o Legislativo. O petista disse que, para governar, um presidente precisa "conversar com quem não gosta" dele.

Lula deu as declarações durante evento de inauguração de instalações na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo (SP).

O petista afirmou que não conseguirá "recuperar o país" sozinho e que é importante que os apoiadores saibam qual é a "correlação de forças no Congresso Nacional".

"A esquerda toda tem, no máximo, 136 votos [de deputados]. Isso se ninguém faltar. Ou seja, nós, para votarmos uma coisa simples, precisamos de 257 votos. Então, de 136, façam a conta aí e vejam quantos faltam. E, para aprovar uma emenda constitucional, é maior ainda o número de deputados que nós precisamos", disse.

"Então, é preciso que vocês saibam o esforço que é para governar. É importante que vocês saibam que não é só ganhar uma eleição. Você ganha uma eleição e, depois, você precisa passar o tempo inteiro conversando para ver se você consegue aprovar alguma coisa. Ontem [quinta-feira], a gente corria o risco de não ter aprovado o sistema de organização do governo. E aí, você não tem que procurar amigo. Você tem que conversar com quem não gosta da gente. Você tem que conversar com quem não votou na gente", completou Lula.

que limita a demarcação de terras indígenas e a que facilita o desmatamento da Mata Atlântica, também avançaram no Legislativo.

Taxa de juros
No evento, o petista também voltou a criticar a alta taxa de juros no país, atualmente em 13,75% ao ano. A Selic é fixada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

A crítica foi feita quando Lula defendia investimentos em educação. O petista disse que "gasto" é "pagar 13,75% de juros para o sistema financeiro".

O patamar da Selic tem sido motivo de embates entre Lula e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, desde o início do governo.

Para o petista, há condições para a redução da taxa de juros, que, na avaliação de Lula, atrapalha o crescimento econômico.

Já Roberto Campos Neto, que foi indicado para o BC por Jair Bolsonaro (PL), tem dito que a instituição atua de forma técnica, e que considera a inflação quando fixa a Selic. O Banco Central é um órgão autônomo desde 2021.

G1

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.