Blog do Dina - “O Congresso é conservador e liberal”, diz Lira após reunião com Lula


“O Congresso é conservador e liberal”, diz Lira após reunião com Lula

5 de junho de 2023 às 12:29

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, em entrevista exclusiva à CNN nesta segunda-feira (5), que o “Congresso Nacional é conservador e liberal”. Lira se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta manhã para discutir entraves na articulação política do governo.

“O Congresso não é um Congresso que foi eleito progressista de esquerda. É um Congresso reformador, liberal, conversador, que tem posicionamentos próprios”, disse Lira.

De acordo com o presidente da Câmara, Lula tem se movimentado para aprovar os projetos de interesse do governo, apesar das críticas que a articulação do petista tem sofrido no Congresso.

“Nós sabemos que a dinâmica hoje é outra. Através das redes sociais, os parlamentares sofrem influência direta dos seus eleitores. A realidade fática de um Congresso de hoje não é igual ao de um Congresso de 20 anos atrás”, avaliou Lira.

“O governo precisa se mobilizar, a articulação precisa estar mais atenta e eu penso que dentre todas essas articulações o governo vai, a partir de hoje, com a participação do presidente Lula, ter uma participação mais efetiva na construção dessa base mais sólida”, continuou.

Na semana passada, Lira criticou a falta de apoio do governo petista na Câmara diante das dificuldades em aprovação da MP dos ministérios.

Ainda de acordo com Lira, o governo vem acumulando vitórias em pautas nas quais a Câmara se comprometeu a votar.

“Líderes, por exemplo, do PSDB, do Cidadania, do União Brasil, do Progressistas, do Republicanos, que em tese são partidos que têm lá algumas dificuldades, têm dado os votos necessários para o governo”, apontou Lira.

O presidente da Câmara ainda acrescentou que o foco deve ser na reforma tributária. “Eu pedi envolvimento do governo e o presidente tem interesse nessa matéria. Nós combinamos que ela tem que ir ao plenário da Câmara ainda nesse semestre, antes do recesso parlamentar”.

Lula deve se reunir com líderes da Câmara ainda nesta segunda para se envolver mais na interlocução junto aos deputados, segundo fontes ouvidas pela CNN.

CNN Brasil 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.