Blog do Dina - Colapso em barragem é “bomba ambiental de destruição em massa”, diz Zelensky


Colapso em barragem é “bomba ambiental de destruição em massa”, diz Zelensky

7 de junho de 2023 às 12:42

O colapso da barragem de Nova Kakhovka, no Sul da Ucrânia, provocou temores de uma catástrofe ecológica. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descreveu a situação como “uma bomba ambiental de destruição em massa”.

Nesta quarta-feira (7), os níveis de água continuaram a subir depois que a represa ocupada pela Rússia e a usina hidrelétrica foram destruídas na terça-feira (6). O incidente ameaça o abastecimento vital de água à medida que inundações atingiram vilas, cidades e terras agrícolas. Mais de 1.400 pessoas tiveram que deixar suas casas.

Os dois países trocaram acusações sobre a destruição da barragem, sem fornecer provas concretas de que o outro é culpado. Ainda não está claro se a barragem foi atacada deliberadamente ou se o rompimento foi resultado de falha estrutural.

Risco ecológico
Zelensky, no entanto, disse que a Rússia tem “responsabilidade criminal” e que os promotores ucranianos estão investigando o incidente da barragem como um caso de “ecocídio”.

“As consequências da tragédia ficarão claras em uma semana. Quando a água acabar, ficará claro o que resta e o que acontecerá a seguir”, disse ele.

As preocupações agora estão voltadas para os perigos para a vida selvagem, fazendas, assentamentos e abastecimento de água das enchentes e possível contaminação por produtos químicos industriais e óleo vazado da usina hidrelétrica no rio Dnipro.

Zelensky disse que o colapso da barragem deixou “centenas de milhares de pessoas sem acesso normal à água potável”.

Em um comunicado postado no Telegram, o presidente afirmou que antes da invasão russa da Ucrânia, ambos os lados das margens do rio Dnipro abrigavam “pelo menos 100.000 pessoas”, mas desde a guerra esse número caiu para “dezenas de milhares”.

O colapso da barragem já levou a mais evacuações da região de Kherson ocupada pelos russos.

Em um comunicado no Telegram, Oleksandr Prokudin, chefe da administração militar regional de Kherson, disse que mais de 1.400 pessoas também foram evacuadas em toda a região, enquanto mais de 1.800 casas na margem Oeste do rio Dnipro foram inundadas.

Isso ocorre depois que o prefeito de Kherson, instalado pela Rússia, afirmou que sete pessoas estão desaparecidas, enquanto as tropas ucranianas dizem ter testemunhado soldados russos sendo arrastados pelas enchentes.

CNN Brasil 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.