Blog do Dina - Dina Verifica: Suécia declara sexo como esporte e organiza campeonato mundial?


Dina Verifica: Suécia declara sexo como esporte e organiza campeonato mundial?

7 de junho de 2023 às 16:12

Estão espalhando por aí que a Suécia declarou que o sexo virou esporte. E para celebrar, o país vai realizar o primeiro campeonato mundial da modalidade.

Isso é o que ganhou força nas redes sociais. Dessa forma, os suecos teriam transformado o trecho de uma canção de Rita Lee, quando diz que "sexo é esporte", em realidade.

Segundo as informações compartilhadas nas redes sociais, Dragan Bratych, que seria o presidente da Federação Sueca de Sexo, o país teria declarado a prática como esporte e faria um campeonato mundial.

O conteúdo aponta ainda que a disputa seria iniciada em Gotemburgo e as perfomances teriam entre 45 e 60 minutos, sendo apreciadas por um júri.

Leia a mensagem:

🆘🚨 #ESPORTE – SUÉCIA DECLARA SEXO UM ESPORTE E ORGANIZA PRIMEIRO CAMPEONATO MUNDIAL 🚨🆘 A Suécia se tornou o primeiro país do mundo a declarar o sexo uma atividade esportiva e, por isso, decidiu organizar a primeira competição internacional da modalidade. Segundo o jornal espanhol El Mundo, Dragan Bratych, presidente da Federação Sueca do Sexo, defendeu que “alcançar os resultados desejados no sexo requer treinamento” e, com isso, “as pessoas também começam a competir neste aspecto”.

INFORMAÇÃO FALSA

Os fatos

1- A assim como o pretenso campeonato mundial, a história se espalhou pelo mundo todo. Porém, é falso que a Suécia tenha declarado o sexo como um esporte e que esteja organizando um campeonato mundial.

2- Apesar de constar em fontes confiáveis (sites de notícias), a história tem algumas contradições que merecem ser checadas. Para começar, o suposto presidente da Federação Sueca de Sexo é, na realidade, um dono de diversos clubes de strip-tease.

3- Além disso, há uma contradição de “competências”. Como uma federação local pode sediar um campeonato mundial? Isso não se encaixa. 
4- Questões logísticas também tornam o “Campeonato Mundial de Sexo” inviável. Não há qualquer “apresentação de participantes”, “eliminatórias” (afinal, é um mundial) ou mesmo outras federações participantes.

5- Para piorar, Dragan Bratych não é presidente de um órgão federado. O site Goteborgs-Posten, da Suécia, deixou claro que o “pedido de registro” da federação foi negado pela Confederação Nacional de Esportes. Ou seja: o presidente “enganou” a fonte ao falar em federação. 

6- A informação também foi negada ao site nepalês de checagem “Nepal FackCheck”.

7- Há uma teoria sobre a história: de fato, o cidadão em questão tentou realizar uma jogada de marketing ao anunciar o tal esporte e o campeonato, um veículo comprou a história e um monte de gente saiu a replicando. 

8- No fim, não tem federação, reconhecimento e campeonato. Até pode ser que haja um evento (torneio ou festa), mas está longe de ser um campeonato mundial.

Boatos.org

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.