Blog do Dina - A conta errada na perda do mandato de Ubaldo


A conta errada na perda do mandato de Ubaldo

10 de junho de 2023 às 10:57

A comparação dos casos das vagas de Deltan Dallagnol, a nível nacional, e de Wendel Lagartixa, na ALRN, pode não ser tão normal como se tem tratado e como se espera.

Quem conta com a queda de Ubaldo Fernandes, que ficou com a vaga de Lagartixa, após a retotalização dos votos, pode não estar fazendo as contas certas.

O assunto é tratado nos bastidores. Os detalhes jurídicos de cada caso estão sendo analisados, no caso de Ubaldo, para que ele não perca a cadeira na Assembleia Legislativa potiguar.

No pleito do ano passado, o pessedebista teve 34.426 votos ante os 2.219 do Tenente Cliveland, do PL, apontado como herdeiro da vaga, após o precedente aberto pelo STF.

Lá no Tribunal Federal, o entendimento foi de que a vaga de Dallagnol deve ser de Hauly, primeiro suplente, que é do Podemos. Inicialmente, a vaga foi dada para Itamar Paim (PL-PR), pelo TRE-PR.

Comentários [1]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Diego.

Não sei bem ao certo como funciona a regra da eleição proporcional, acho inclusive injusta, afinal acaba assumindo o cargo alguém com menor votação. Mas se existe um suplente, este deveria ter assumido desde o início o mandato.