Blog do Dina - 'Se Roger Waters vestir uniforme nazista em show no Brasil, será preso', diz Dino


'Se Roger Waters vestir uniforme nazista em show no Brasil, será preso', diz Dino

10 de junho de 2023 às 12:08

Com informações do blog de Lauro Jardim, em O GLOBO

Roger Waters não poderá usar o figurino que estiliza um uniforme nazista em sua turnê de despedida, "This is Not a Drill", que apresentará no Brasil no fim do ano. Se tentar vesti-lo “para fins de divulgação do nazismo" num dos shows que dará no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte, será preso pela PF.

Ao menos foi o que Flávio Dino, garantiu nesta sexta-feira a Luiz Fux, segundo o relato do próprio ministro do STF em conversas privadas. Após um pedido de representantes da comunidade judaica, Fux entrou em contato com o ministro da Justiça. Alertou Dino sobre o que seria um crime de racismo. Portanto, o ex-Pink Floyd deverá ser acompanhado nos dias de seus shows no Brasil por agentes da PF, marcados para outubro e novembro.

O que Fux fez ao ligar para Dino foi reforçar a oposição da comunidade judaica sobre a realização dos shows de Roger Waters no Brasil. Na semana passada, o Ministério da Justiça já recebera um pedido para que ele fosse impedido de entrar no país. A demanda, endereçada a Flávio Dino, foi assinada pelo advogado Ary Bergher, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e presidente do Instituto Memorial do Holocausto, sediado no Rio de Janeiro.

Caso Waters fosse entrar no Brasil de qualquer maneira, Bergher pediu que o ministro escalasse as polícias Federal e Civil para monitorar suas apresentações. E que as corporações tomassem providências se ele usasse o mesmo figurino nas capitais brasileiras — que é, aparentemente, o que será feito.

No pano de fundo do caso, está a investigação que a polícia de Berlim abriu em maio sobre o uso por Waters do uniforme de estilo nazista num show da capital alemã. Uma apresentação em Frankfurt chegou a ser cancelada por esse motivo, mas o músico conseguiu na Justiça o direito de realizá-la — não se sabe ainda se ele tentará, do mesmo modo, recorrer ao Judiciário brasileiro para fazer o show do jeito que planejou.

O artista se defende afirmando que o figurino mostra sua oposição ao fascismo e à intolerância. Em um comunicado, Waters afirmou que o show em Berlim despertou "ataques de má-fé" de pessoas que querem caluniá-lo por discordarem de suas posições políticas e de seus princípios morais. Destacou que os elementos questionados na performance são "uma declaração em oposição ao fascismo, injustiça e fanatismo em todas as suas formas".

A comunidade judaica, no entanto, não está convencida do argumento. Segundo Bergher, Waters "há mais de décadas pratica condutas e faz declarações nitidamente antissemitas".

Dino se pronunciou no Twitter:

 

Comentários [1]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Carlos

E se ele se vestir fazendo apologia aos ditadores de Cuba, Venezuela, Nicarágua, pode, né?