Blog do Dina - Rogério Marinho questiona Moraes e defende Ramagem fora de comissão que fiscaliza a Abin


Rogério Marinho questiona Moraes e defende Ramagem fora de comissão que fiscaliza a Abin

6 de fevereiro de 2024 às 12:09

 O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmou que foi procurado pelo deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) para conversa sobre a participação do parlamentar na CCAI (Comissão Mista de Controle de Atividades de Inteligência do Congresso). O parlamentar foi diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) durante o período que os supostos monitoramentos ilegais teriam sido feitos. 

A comissão é composta por seis senadores e cinco deputados federais e visa fiscalizar órgãos de inteligência. "Eu não o aconselhei [a sair da CCAI], ele me procurou com essa preocupação. Eu disse para ele pensar, porque ele ficaria em uma exposição muito grande. Mas eu não aconselhei, pedi para ele pensar e ponderar", afirmou Marinho em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

O senador também defendeu que Ramagem terá que decidir, mas ressaltou que o parlamentar não teve acesso a informações privilegiadas durante os trabalhos da comissão. "Ele é um parlamentar eleito e em pleno exercício de suas atividades", ressaltou.

O senador também questionou a prerrogativa que autoriza o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes a atuar no processo que investiga a chamada "Abin paralela". "Ele vai investigar todo mundo? Se há um ilícito, deveria estar na 1ª instância. […] Acho que qualquer crime que por ventura tenha sido cometido por qualquer cidadão ou autoridade deve ser investigado. Agora, na forma adequada, no sistema judiciário que nos temos", justificou.

Marinho também afirmou que existe um "desrespeito" com o Congresso, que tem a prerrogativa de fiscalizar as questões de inteligência no país. "Há um certo desrespeito com a atividade do próprio congresso, que tem a missão constitucional de fazer a fiscalização dos órgãos de inteligência."

R7
 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.