Blog do Dina - Sob Investigação: MPRN Apura Queda na Qualidade da Unimed Natal


Sob Investigação: MPRN Apura Queda na Qualidade da Unimed Natal

6 de fevereiro de 2024 às 15:20

A Unimed Natal, um dos planos mais usados pelos potiguares, considerado outrora de excelência, de maior cobertura, hoje tem se tornado cada vez mais um ponto focal de crise, numa situação que tende a escalar e prejudicar ainda mais os beneficiários.

As questões em torno do plano de saúde se refletem  na ação do Ministério Público, pois o órgão tem investigações abertas para apurar denúncias sobre a queda na qualidade do serviço prestado pelo plano de saúde.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indicam que reclamações cobre a cobertura dos serviços da Unimed Natal respondem por 86% das queixas registradas contra o plano.

Diante disso, investigações buscam esclarecer por que estaria havendo o surgimento de diversos problemas na Unimed Natal. Os relatos reportados ao Ministério Público dão conta de: dificuldade para marcação de consultas, ocasionando espera de um a dois meses para atendimento; descredenciamento de médicos nas diversas especialidades, aplicativo ineficiente, dentre outras irregularidades.

Os relatos também incluem a reclamação da não divulgação apropriada das clínicas que integram sua rede credenciada.

Além disso, os inquéritos indicam que o plano disponibiliza um número insuficiente de médicos neuropediatras para atender aos seus consumidores, o que leva a uma grande demora na marcação de consultas, com prejuízo ao tratamento das crianças.

Autistas

Uma das frentes que a Unimed está tendo dificuldade são com os processos de famílias que possuem paciente com TEA.

No atendimento adequado às pessoas com autismo, o plano descredencia as clínicas que prestam o atendimento sem qualquer comunicação prévia às famílias, bem como em não oferecer substituição dos profissionais descredenciados, segundo um dos inquéritos de que é alvo a Unimed Natal. 

Tal atitude acaba ocasionando uma descontinuidade no tratamento com diversos prejuízos para o seus usuários. 

Negar procedimentos médicos que constam no rol da ANS, causando prejuízos irreparáveis à saúde de diversos pacientes é outra grande queixa contra o plano.

Evolução

O blog está de olho nisso há muito tempo e solicitou há um ano que a ANS informasse sobre o número de reclamações feitas contra o plano de saúde. De lá para cá para os usuários o plano está ladeira abaixo. 

A ANS indicou um banco de dados para consulta com o código da Unimed Natal. No comparativo entre o último quadrimestre disponível (julho/agosto/setembro/outubro de 2022) e o mesmo período do ano anterior, as reclamações contra a Unimed Natal cresceram 94%. Foram 252 reclamações em 2021 contra 491 reclamações em 2022.

A Unimed Natal, como vem mostrando o Blog do Dina, vem alterando a sua rede de oferta de serviços e cada vez mais os usuários são os penalizados. 

Hoje, segundo o blog apurou com os consultores de planos de saúde, para quem quer ingressar no plano, apenas o modelo de co- participação é permitido. De olho na construção do seu próprio hospital, a Unimed tem deixado seus usuários na mão.

Outro lado

A Unimed foi procurada pelo Blog do Dina para comentar. Através de assessoria de imprensa, o órgão disse desconhecer as denúncias.

O blog, então, forneceu o número dos inquéritos de que é alvo o plano de saúde e aguardou nova manifestação.

A Unimed Natal, afirmou, então, que não foi notificada dos casos investigados

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.