Blog do Dina - Presídio de Mossoró: Como a segurança 'quase máxima' já foi burlada em 2010 


Presídio de Mossoró: Como a segurança 'quase máxima' já foi burlada em 2010 

15 de fevereiro de 2024 às 10:57

O presídio de segurança máxima de Mossoró, que registrou a primeira fuga da história do sistema penitenciário federal nesta quarta-feira (14), foi inaugurado em 2009 e no começo do ano seguinte recebeu seus primeiros detentos. Pois neste mesmo ano de 2010 aconteceu um fato, que o BLOGDODINA relembra agora, e já mostrava que a segurança do presídio nunca foi realmente máxima assim.

A unidade recebeu os primeiros apenados em fevereiro de 2010 — eram 20, transferidos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte. Em setembro, uma agente penitenciária foi mantida refém por um
detento, no agora famoso Presídio Federal de Mossoró (o local está popular mais do que nunca com a notícia da fuga estampada nos principais veículos de imprensa do país). 

O detento Leandro Felipe Leocádio, 25 anos, que cumpria pena no regime semiaberto do Complexo Penitenciário Agrícola Mário Negócio (C- PAMN), conseguiu enganar o esquema de segurança do Sistema Prisional Federal de Mossoró e fazer refém uma agente penitenciária, após ela ser imobilizada e ter a arma tomada.

O preso surpreendeu a agente que estava de serviço e em um momento de descuido, ele se apoderou de uma pistola ponto 40, pertencente à funcionária, fazendo-a de refém.

Após ter rendido a agente, ele tomou o colete à prova de balas e em seguida subiu com ela em uma das torres de vigilância, onde permaneceu até o início da noite.

Nas primeiras horas, o Serviço de Inteligência do Presídio Federal tentou negociar com o detento. À tarde, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) enviou uma equipe composta por dois atiradores de elite e dois negociadores, pertencentes a Polícia Federal de Brasília, que chegaram a Mossoró por volta das 14h, em um jato da instituição, para tentar acabar com o movimento.

Os pais de Leandro Leocádio vieram da cidade de Macau e foram ao Presídio Federal para tentar sensibilizar o filho, mas não foram recebidos por ele, que continuava irredutível, exigindo a presença da sogra, do filho de um ano e oito meses e da ex-esposa que residem em Areia Branca. A ex- mulher não foi ao local. 

Os negociadores federais, da PF,  só conseguiram convencer Leandro a soltar a agente, por volta das 18h30, após a chegada da avó e de uma irmã.

As negociações realizadas pelos quatro agentes enviados a Mossoró foram monitoradas de perto pelo Ministério da Justiça, órgão responsável pelas instituições de segurança máxima.

O sistema penitenciário federal foi criado em 2006 com objetivo de combater o crime organizado, isolar lideranças criminosas e os presos de alta periculosidade.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.