Blog do Dina - Deputados do RN assinam pedido de impeachment contra Lula


Deputados do RN assinam pedido de impeachment contra Lula

20 de fevereiro de 2024 às 12:22

Parlamentares do Rio Grande do Norte que fazem oposição ao governo federal no Congresso Nacional criticaram a fala do presidente Lula comparando as mortes na Faixa de Gaza ao holocausto. Os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves (PL) estão entre os 91 deputados que assinaram pedido de impeachment por crime de responsabilidade, com base no artigo 5º, da Lei 1.079/50, por “cometer crime de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo de guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.


Com relação ao episódio que levou Isarel “convocar o embaixador brasileiro ára uma dura conversa de repreensão”, o líder da oposição no Senado Federal, senador Rogério Marinho (PL) disse que a fala do presidente foram “rasgos de senilidade, maldade deliberada, ignorancia histórica e equivoco do ponto de vista da etica, moral e perspectiva geopolitica”.


Rogério Marinho ironizou a postura do chefe da nação do Brasil, nas redes sociais: “Agora o prêmio Nobel ficou mais próximo”.


Já o deputado federal Sargento Gonçalves avaliou que “declarações como essa não podem ser toleradas”.

O deputado federal General Girão disse que “envergonhar o Brasil em suas falas no exterior já virou um costume do Lula. Mas, dessa vez, ele conseguiu ultrapassar todos os limites e causar muito mais do que vergonha.
 

Até o momento, 91 parlamentares assinaram pleito

Pedido de impeachment chega a 91 assinaturas e é recorde na atual legislatura após Lula comparar ação de Israel na Palestina ao Holocausto. O discurso de Lula comparando a contraofensiva de Israel na Faixa de Gaza ao Holocoausto fez com que a Câmara dos Deputados reunisse a maior quantidade de assinaturas para um pedido de impeachment, na atual legislatura.


Até o momento, 91 parlamentares assinaram o pedido de afastamento, que deverá ser protocolado nesta segunda-feira (19/2) por Carla Zambelli (PL-SP). A justificativa é que o presidente expôs o Brasil ao perigo de guerra, o que seria passível de crime de responsabilidade. O grupo extremista Hamas agradeceu a Lula pela declaração.


Na lista, estão 18 congressistas de partidos que apoiam o governo. Ao todo, a lista conta com deputados de nove partidos. Destes, quatro têm relação com o Executivo, devido à filiação de ministros que encabeçam pastas do governo. São eles: União Brasil, PP, Republicanos e PSD.


Questões diplomáticas já haviam motivado, em junho de 2023, um outro pedido de impeachment de Lula. Na ocasião, deputados solicitaram o afastamento após o presidente convidar Nicolás Maduro para agenda no Brasil e dizer que a Venezuela é alvo de “narrativas” construídas por opositores.


Tribuna do Norte

 

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.