Blog do Dina - Golpe à Vista: Boletos Falsos de IPTU Assombram Natalenses


Golpe à Vista: Boletos Falsos de IPTU Assombram Natalenses

29 de fevereiro de 2024 às 16:57

Um golpe direcionado aos contribuintes natalenses foi identificado pela SEMUT, que alerta sobre boletos falsos do IPTU enviados por WhatsApp.

A estratégia dos criminosos envolve se passar por funcionários da SEMUT, que entram em contato com os contribuintes alegando a existência de débitos pendentes. Posteriormente, são enviados boletos falsificados para pagamento. Esses boletos, embora pareçam autênticos, apresentam um QR Code PIX fraudulento, redirecionando os pagamentos para as contas dos golpistas.

A SEMUT ressalta a importância de desconfiar de comunicações não solicitadas. Os contribuintes devem solicitar boletos apenas por meio dos canais oficiais e confiáveis. A SEMUT não realiza abordagens proativas oferecendo serviços ou pagamentos não solicitados.

Para obter boletos de pagamento de forma segura, os contribuintes devem acessar o Portal Directa, ou comparecer presencialmente à sede da SEMUT, localizada na rua Açu. O único número de WhatsApp oficial em uso é o (84) 98786-8208, que responde exclusivamente às demandas dos contribuintes e não inicia conversas sem solicitação prévia.

A SEMUT esclarece que esse tipo de golpe envolve duas etapas de fraude: a criação de um contato falso no WhatsApp, que se faz passar por um funcionário da secretaria, e a elaboração de um boleto de pagamento falso com base em documentos oficiais. Esses golpes têm se tornado mais frequentes e podem ocorrer em relação a qualquer tipo de pagamento.

Uma dica importante para verificar a autenticidade dos boletos é confirmar, antes de inserir a senha de confirmação, se o beneficiário do pagamento é realmente a Prefeitura de Natal, especialmente nos pagamentos do IPTU.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.