Blog do Dina - Em lançamento de campanha pelo Mês da Mulher, Álvaro Dias destaca ações em favor da população feminina


Em lançamento de campanha pelo Mês da Mulher, Álvaro Dias destaca ações em favor da população feminina

8 de março de 2024 às 15:57

No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08), a Prefeitura de Natal lançou a campanha “Ela é protagonista”, que tem como foco principal o empoderamento feminino e a valorização dos espaços conquistados pelas mulheres na sociedade. A solenidade de lançamento contou com a participação do prefeito Álvaro Dias, da primeira dama do Município, Amanda Dias, da secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Maria José Medeiros, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Gorete Gomes. 

“É com enorme satisfação que lançamos essa campanha tão importante para reforçar a importância das mulheres como protagonistas da sociedade. Infelizmente, elas enfrentam muito preconceito, desigualdade e são violentadas. Precisamos quebrar esses ciclos e campanhas como essa contribuem muito para garantir, proteger e defender o direito de todas”, disse Álvaro Dias, ressaltando que Natal é uma das capitais do país onde as políticas públicas em defesa das mulheres recebem mais investimentos, pontuando a implementação da Patrulha Maria da Penha, programa coordenado pela secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes): “Não registramos nenhum feminicídio entre as mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha em Natal. Isso é muito significante”, apontou. 

A campanha “Ela é protagonista” será executada ao longo do mês de março e será veiculada nas mídias sociais, veículos de internet, rádio e mídias externas. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) e a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul).

Álvaro Dias encerrou seu pronunciamento, destacando a participação feminina na gestão municipal. O primeiro escalão da Prefeitura conta com dez mulheres, como titulares de secretarias dos órgãos da administração direta e indireta do Município: “Temos uma gestão que abre espaço para as mulheres, que com muita sensibilidade, competência e habilidade estão contribuindo para o êxito do nosso trabalho. Quero parabenizar a todas e reforçar o nosso compromisso de seguir atuando para ampliar, garantir e defender os direitos das mulheres”, concluiu o prefeito.

A atual gestão da Prefeitura de Natal vem executando um amplo trabalho de combate à violência contra a mulher. De forma integrada, diversos departamentos da gestão atuam em frentes amplas, oferecendo apoio, acolhimento, segurança, capacitação, tratamento de saúde e psicológico, bem como inseri-as na sociedade, após os episódios de violência.

Dentre as ações está o programa “Acolhe Mulher”, que está no Aplicativo Natal Digital e tem ajudado em processos de denúncias e acolhimentos. Além dele, a rede de proteção da Prefeitura tem se intensificado: “Hoje temos Centros de Referência da Mulher, Casa Abrigo Clara Camarão, Rede com o Centro de Referência em Assistência Especializada (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), parcerias com a Semthas para cursos de capacitação, com a Semdes na Patrulha Maria da Penha e com o Senac no Hotel Barreira Roxa. A Prefeitura hoje tem uma política em defesa das mulheres consolidada e estruturada”, falou a titular da Semul, Maria José Medeiros.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.