Blog do Dina - Engorda em Ponta Negra: três empresas se apresentam para o processo de licitação da obra e propostas serão abertas dia 26


Engorda em Ponta Negra: três empresas se apresentam para o processo de licitação da obra e propostas serão abertas dia 26

18 de março de 2024 às 13:21

Três empresas se apresentaram para fazer a obra de engorda da praia de  Ponta Negra. A Consórcio Van Oord Coastal, Consórcio DTA-AJM e Consórcio JDN-Edcon participam da fase de habilitação para a concorrência, conforme publicação da Secretaria de infraestrutura da Prefeitura de Natal (Seinfra ) no Diário Oficial. 

A publicação do DO informa ainda que se não houver recursos das empresas as propostas vão ser abertas no próximo dia 26/03. 

A Seinfra terá cerca de 40 dias para avaliar todas as propostas e anunciar a empresa vencedora que será responsável pelos serviços na praia. 

Após essa fase, tem início à obra propriamente dita, com cronograma de quatro meses, realizada em etapas para minimizar os impactos no fluxo da orla.

Serão realizados trabalhos de dragagem e aterro hidráulico para aumentar a faixa de areia de Ponta Negra, garantindo 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca. O investimento previsto é de cerca de R$ 80 milhões, fruto de uma parceria entre a administração municipal e o Governo Federal.

A etapas para a obra avançam, porém as críticas ao projeto continuam de maneira significativas. A curta vida útil estimada da obra, de até dez anos, suscita dúvidas sobre sua eficácia a longo prazo. O prefeito Álvaro Dias enfrenta oposição não só pela repetição dos erros de gestões passadas, mas pela adoção de um plano diretor que intensifica a verticalização e a densidade ocupacional da orla, potencialmente exacerbando os problemas já existentes.

Além disso, os pescadores locais temem impactos negativos na biodiversidade marinha e, consequentemente, em sua fonte de renda. A retirada de areia do mar para a engorda pode alterar ecossistemas delicados, afastando espécies de peixes e comprometendo a cadeia alimentar.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.