Blog do Dina - Receita Federal alerta para fraudes e golpes com aplicativos falsos do Imposto de Renda


Receita Federal alerta para fraudes e golpes com aplicativos falsos do Imposto de Renda

19 de março de 2024 às 14:34

Com o período de recebimento das declarações de Imposto de Renda (IRPF) 2024 já em vigor desde o dia 15 de março, a Receita Federal (RF) fez um alerta à população sobre o risco de novos golpes. Criminosos se aproveitam do período para induzir pessoas a instalar aplicativos falsos que roubam dados do contribuinte.

O Fisco divulgou que e-mails e mensagens telefônicas estão sendo usados por golpistas para infectar celulares e computadores com softwares maliciosos; eles são projetados para simular operações da Receita enquanto vasculham informações pessoais e bancárias.

Os infratores conseguem, inclusive, disponibilizar os aplicativos falsos nas mesmas lojas que os oficiais (Google Play, do Android, e App Store, do iOS), o “leão” avisou que os pagadores de impostos devem verificar o desenvolvedor do programa.

O desenvolvedor “Meu Imposto de Renda” oficial da Receita se chama “Serviços e Informações do Brasil”, o mesmo de outras plataformas do governo federal como do “Cadastro Único” e “ID Jovem”.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.