Blog do Dina - Câmara Municipal de Natal aprova projeto que proíbe homenagens para pessoas condenadas pela Justiça


Câmara Municipal de Natal aprova projeto que proíbe homenagens para pessoas condenadas pela Justiça

22 de março de 2024 às 11:37

A Câmara Municipal de Natal aprovou em segunda discussão, na sessão ordinária desta quinta-feira (21), o Projeto de Lei n° 377/2023 apresentado pela vereadora Camila Araújo (União Brasil) que dispõe sobre a vedação da concessão de títulos honoríficos. O PL proíbe que comendas, medalhas, honrarias e congêneres no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo Municipal sejam dados a indivíduos com condenação criminal transitada em julgado. 

Os poderes possuem um rol de homenagens e honrarias as quais são concedidas a pessoas físicas que tenham se destacado pela prestação de relevantes serviços ao município em suas diversas áreas de atuação. No caso do título honorífico de cidadão, o famoso "Título de Cidadão Natalense", a maior honraria concedida no âmbito da Câmara, exigirá certidão de antecedentes criminais da justiça federal e estadual. Nos demais casos, por declaração de boa-fé emitida pela autoridade propositora da homenagem/honraria.

"Dessa forma, o presente projeto de Lei, visa impedir que pessoas com sentença transitada em julgado na justiça criminal possam ser recebedoras de tais homenagens, que em regra, tem o condão de reconhecer o bom histórico do agraciado, o que não condiz com alguém que tenha sido condenado por crimes na esfera penal", afirmou a vereadora Camila Araújo.

Portal 96FM

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.