Blog do Dina - Tentativa de Fuga? Possível Refúgio de Bolsonaro na Embaixada da Hungria Pode Resultar em Prisão


Tentativa de Fuga? Possível Refúgio de Bolsonaro na Embaixada da Hungria Pode Resultar em Prisão

26 de março de 2024 às 15:44

Caso se confirme que o ex-presidente Jair Bolsonaro buscou abrigo na embaixada da Hungria para evitar uma possível prisão, ele poderá enfrentar detenção por tentativa de fuga pela Polícia Federal (PF), como explicaram dois advogados criminalistas ao portal Estado de Minas.

Na última segunda-feira, o New York Times divulgou imagens do interior da embaixada onde Bolsonaro supostamente teria procurado asilo, quatro dias após ter seu passaporte confiscado pela PF por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo as imagens publicadas pelo jornal americano, o ex-presidente aparenta ter permanecido na embaixada nos dois dias seguintes, acompanhado por dois seguranças e recebendo assistência do embaixador húngaro e membros da equipe.

Embora Bolsonaro seja alvo de diversas investigações criminais, ele não pode ser preso em uma embaixada estrangeira que o acolha, pois esses locais são legalmente protegidos contra as autoridades domésticas.

Indagado sobre a situação, o advogado criminalista Paulo Crosara afirmou que, se for confirmado um plano de fuga por parte do ex-presidente, a prisão preventiva poderá ser decretada para "garantir a aplicação da lei penal", conforme o artigo 312 do Código de Processo Penal.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.